quarta-feira, 19 de setembro de 2007

1981
.








NOSTALGIA: 'AMIZADE COLORIDA', 1981

Escrito por Paulo Senna e publicado pelo jornal O Globo (09/03/2003)
.


Em 1981 estreava a série "Amizade colorida" (Globo), de Armando Costa, Lenita Plonczynska, Bráulio Pedroso e Domingos de Oliveira. Sob a direção de Denis Carvalho, Walter Campos, Ary Coslov e Paulo Afonso Grisolli, era exibida todas as segundas-feiras, às 22h15m. As histórias giravam em torno do personagem Edu (Antônio Fagundes), que procurava apenas uma "amizade colorida" - expressão utilizada por aqueles que não queriam se envolver em casos amorosos definidos. O programa tentou abordar os problemas do homem da cidade grande, solteiro, fotógrafo sem emprego fixo, 30 e poucos anos, surpreso diante de mulheres que, a cada dia, se tornavam mais independentes. Ele era um cara que tinha muitos amigos mas não se fixava em nenhuma amizade. Buscava mulheres de diferentes classes, gêneros e tipo e trabalhava em tudo o que aparecia em sua profissão. Seu apartamento era também seu local de trabalho, por isso ele o chamava de "Estúdio infinito", e o laboratório era improvisado no próprio banheiro. A censura, porém, interrompeu o desenrolar da série.

Devido ao seu "despudorado" costume de andar vestido apenas com uma sunga pelo seu apartamento-estúdio, Edu acabou sendo o estopim da revolta dos conservadores. Para culminar, num dos episódios - "Gatinhos e gatões" - o fotógrafo chegou ao ponto de "transar" com mãe e filha, o que escandalizou algumas senhoras paulistas que chegaram a fazer uma manifestações pela preservação da moral e dos bons costumes. Mas, pelo visto, elas eram assíduas espectadoras da série. No primeiro episódio, Paulo Afonso Grisolli teve que fazer 42 cortes e nem pôde levá-lo ao ar. Daí para a frente, nunca se conseguiu manter a proposta inicial. O tema de abertura era a música "Lente do amor", de Gilberto Gil: "Pela lente do amor/Uma grande angular/Veja ao lado, acima e atrás/Pela lente do amor/Sou capaz de enxergar/Toda moça em todo rapaz/Pela lente do amor...".

Fonte: TV Pesquisa (Puc - Rio)

.
.;
VÍDEO
.
PELA LENTE DO AMOR
O fotógrafo Edu (Antonio Fagundes) vira objeto sexual no episódio "Beleza", da série brasileira "Amizade Colorida" (1981) , exibida no Túnel do Tempo do "Vídeo Show", em 1991.
. ..

Nenhum comentário: