terça-feira, 25 de setembro de 2007

MPB SHELL 81
.
.
DESPONTANDO PARA O ANONIMATO
Artigo gentilmente cedido pelo blog Saco de Gatos
.
(...) Em 1981, a Rede Globo abriu inscrições para mais um festival, agora com patrocínio da Shell. Foram sessenta músicas classificadas, cinco eliminatórias e quatro passavam em cada fase para a finalíssima no Maracanãzinho.
.
Almir Guineto, que fez sucesso com o Exporta Samba em 80, voltou solo em "Mordomia", de Ari do Cavaco e Gracinha do Salgueiro. E classificou-se para a final na primeira eliminatória, onde uma tal Rosana ganhou como consolação o prêmio de melhor intérprete, além de classificar "Pensei Que Fosse Fácil (Mas Não É)".
.
Não lembro de nada da segunda eliminatória e na terceira, como curiosidade, um certo Lenine apareceu interpretando a canção "Prova de Fogo", dele e de José Rocha. A música foi eliminada, mas Kleiton e Kledir, irmãos gaúchos que já faziam muito sucesso na MPB, emplacaram "Navega Coração".
.
A quarta eliminatória revelou um dos grupos mais simpáticos e efêmeros do rock brasileiro: Gang 90 & Absurdettes, com a hilária "Perdidos na Selva" em ótima performance de Júlio Barroso e das meninas May East (May Pinheiro), Lonita Renaux (Denise Barroso, irmã de Júlio), a holandesa Alice Pink Pank e Luíza Cunha, cujo marido, Guilherme Arantes, classificou "Planeta Água", a favorita imediata do público.
.
Houve também a inacreditável classificação de "Balão", música de Nando e Geraldo Carneiro, interpretada (mal) pela mulher deste último - a atriz Beth Goulart.
.
A quinta e última fase de classificação teve também Lulu Santos, que cantou e não classificou a ótima "Areias Escaldantes" - vai entender... Enquanto isso, Lucinha Lins levava "Purpurina" para a final. Ela até cantava melhor que Beth Goulart, mas a música não era lá essas coisas.
.
Em 12 de setembro, numa noite de inverno quase primavera, aconteceu a final. "Perdidos na Selva" foi a terceira apresentada das 20 classificadas, mas desta vez Júlio e as Absurdettes foram mal e a música não levou nada. Beth Goulart foi apupada por um Maracanãzinho abarrotado, que vaiou impiedosamente sua desafinação em "Balão" e na música seguinte cantou em uníssono a "Mordomia" de Almir Guineto.
.
Quando Guilherme Arantes pisou no palco e tomou assento ao piano, um frisson se elevou no ginásio e a galera foi junto com o cantor, consagrando "Planeta Água" como a grande favorita ao primeiro lugar. As outras músicas passaram batidas ou despercebidas, entre elas "Purpurina".
.
Então veio o resultado, através dos votos dos jurados, bem como os prêmios de melhor arranjo e intérprete. A menção a Lucinha Lins como a melhor intérprete da final deixou o público com a pulga atrás da orelha. E o resultado final se encarregaria de pôr pra fora a boa e velha vaia que andava longe dos festivais fazia tempo.
.
"Mordomia" ficou em terceiro lugar e "Planeta Água", a favorita da torcida, foi relegada ao segundo lugar. E quem ganhou? Pois é, ganhou "Purpurina" e o público reagiu ao estilo dos anos 60 e 70, vaiando e apontando polegares para baixo em sinal de reprovação. Lucinha subiu ao palco acompanhada do então marido Ivan Lins (coincidentemente em 1970 ela esteve com ele no mesmo Maracanãzinho quando Ivan cantou no FIC a música "O Amor é Meu País", vice de "BR-3" naquele ano) e desafinou horrores na hora de reapresentar a música, rejeitadíssima de antemão."Planeta Água" tocou horrores nas rádios e se tornou um sucesso. "Mordomia" caiu no gosto popular. "Perdidos Na Selva" e "Areias Escaldantes" viraram hits entre os jovens. Mas "Purpurina", assim como algumas outras vencedoras de festivais - vide "Kyrie", campeã do FIC de 1971 e "Como Um Ladrão", vencedora do Abertura em 1975, despontou para o anonimato. Ainda bem.
.
.
Publicado pelo blog SACO DE GATOS
.
.
VÍDEO
.
Matéria do Vídeo Show que relembra os festivais da Globo do início dos anos 80.


Vídeo: Mofo TV
.

Nenhum comentário: