quinta-feira, 4 de outubro de 2007

TRILHAS
.
.
DANCIN' DAYS - INTERNACIONAL


Na onda dos embalos das discotecas do final dos anos 70, como não poderia deixar de ser, a trilha sonora internacional da novela "Dancin' Days", lançada pela Som Livre em 1978, veio com algumas faixas (não tantas quanto deveriam vir) dedicadas ao ritmo contagiante da disco music.
.
"Macho Man", do Village People, foi o grande sucesso do disco, mas não exatamente por tocar na novela. A música já havia estourado no mundo inteiro. Aliás, por estranho que pareça, as músicas mais tocadas na novela foram mesmo as baladas, já que os temas mais dançantes ficavam relegados justamente às cenas que tinham a discoteca como locação.
.
Entre as "músicas lentas", destacaram-se a linda canção "I Loved You", de Freddy Cole, tema dos personagens centrais Júlia (Sônia Braga) e Cacá (Antonio Fagundes); a bonitinha, porém simplória "You Light up My Life", tema de Verinha (Lídia Brondi) e Hélio (Reginaldo Faria), e "Three Times a Lady", do Commodores, extinto grupo do cantor Lionel Ritchie, música que foi tema dos personagens Franklin (Cláudio Corrêa e Castro) e Carminha (Pepita Rodrigues). Esta última, aliás, foi a que mais sofreu com a edição do disco, tendo pouco mais da metade de seu tempo total incluída no disco.
..
A trilha apresenta ainda as pérolas: "Follow You, Follow Me", grande sucesso do Genesis, de Phil Collins; "The Wages of Sin", da banda francesa Santa Esmeralda; "Rivers of Babylon", com o fenômeno da Euro-disco Boney M., e "Automatic Lover", o maior sucesso da britânica Dee D. Jackson.
.
Se, por um lado, o disco é bem satisfatória no quesito baladas, por outro deixa muito a desejar quanto à seleção do repertório dançante da trilha. Não poderia faltar a "nata" da disco music, que não se faz presente justamente na trilha de uma novela que melhor retratou esse fenômeno da música mundial.
Bee Gees, Abba, Tina Charles, e principalmente Donna Summer, a rainha da disco music, não poderiam ter ficado de fora da trilha.


CURIOSIDADES
.
- As meninas do Harmony Cats, grupo brasileiro formado no final dos anos 70, gravaram uma faixa "medley" com vários sucessos do grupo Bee Gees da trilha sonora do filme "Os Embalos de Sábado à Noite", especialmente para a trilha da novela.
.
- As trilhas de "Dancin' Days" foram as primeiras, dentre as novelas das 8, a conter o novo logotipo da Som Livre, que no rótulo do disco aparecia com um "s" em tamanho grande, bem no centro, em vários tons de azul.
.
- Há um erro nos créditos das músicas do disco. O tema "Broadway Gypsy Lady", da cantora Linda Clifford, veio creditado como "Gypsy Lady", que na verdade, é uma outra canção da mesma cantora.
.
- A exótica cantora britânica Dee D. Jackson supostamente fez uma aparição no Globo de Ouro, em 1978, devido ao sucesso da sua música "Automatic Lover" aqui no Brasil. A produção do programa exagerou tanto na fumaça de gelo seco, que até hoje eu tenho minhas dúvidas se realmente foi a estrela internacional quem esteve lá ou se foi algum cover da cantora, já que o rosto dela nunca era mostrado com nitidez.
.
.
Guilherme Staush
.
.
Foto: ebay

Um comentário:

Alessio disse...

The best song of italian "trilha sonora" was Once again. Unfortunately I was not able to find it nowhere...

Alessio - www.zenpercaso.splinder.com