TRILHAS
.
.
ELAS POR ELAS - INTERNACIONAL
(Somlivre - 1982)
Toda grande novela merece uma ótima trilha sonora, mas nem sempre é assim. Nenhuma das trilhas de "Elas por Elas" esteve à altura da grande novela escrita por Cassiano Gabus Mendes. Depois da irregular trilha nacional, surgiram grandes surpresas na trilha internacional, e mais uma vez, como nas trilhas da época, os destaques ficaram por conta das músicas românticas.
O disco abre com a cantora americana Charlene cantando o tema de Márcia (Eva Wilma), "I've Never Been to Me": voz, música e arranjo lindos. Na seqüência, outra deliciosa balada do Air Supply, "Even the Nights are Better".
Várias faixas do disco merecem ser destacadas: "Only the Lonely", da banda new wave Motels, tema de Mirian (Tássia camargo) e Gil (Lauro Corona); a instrumental "A Taste of the Sixties", de Paul Mauriat, tema de Carmem (Maria Helena Dias); "Can You See the Light?", do Brass Construction e a lindíssima "Forever", dos irmãos Alessi com participação vocal de Christopher Cross.
Um dos temas mais comentados da trilha, sem dúvida, foi o da banda sueca Secret Service. Logo que a música começou a ser tocada na novela para o personagem Gil (Lauro Corona), os telespectadores queriam saber quem cantava e que música "diferente" era aquela. Tratava-se de "Cry Softly (time is mourning)", mais um sucesso da banda, que no ano anterior também havia sido um dos grandes sucessos da trilha internacional de "Brilhante", com a música "Angelica & Ramone".
Outro destaque do disco é o ótimo rap "It's Good to Be the King", cantado por ninguém menos que Mel Brooks, aos 55 anos.
O grande problema da trilha é exatamente a seqüência das faixas, que conduzem o disco de maneira a intercalar uma ótima canção com uma outra de ritmo enjoado e totalmente descartável. O disco vale pelas poucas lindas canções e pelo ótimo trabalho de edição das faixas.
CURIOSIDADES
- A música "I've Never Been to Me" tem uma trajetória bastante curiosa. Lançada originalmente em 1976, não obteve êxito algum naquela época. A cantora Charlene não desistiu e a regravou em 1982. A música foi um sucesso!
Como se não bastasse, em 1994, a música estourou novamente devido ao sucesso do filme "Priscilla, a Rainha do Deserto". A música estava na trilha do filme.
- O rap gravado por Mel Brooks, "It's Good to be the King", foi originalmente gravado para o filme "História do Mundo", de 1981.
- Manolo Otero esteve no Brasil em 1982 para lançar seu LP, que trazia a música "Vuelvo a Ti", que está na trilha. O cantor espanhol fez uma participação especial cantando o sucesso na novela. Boa parte do elenco apareceu elogiando o cantor nos minutos que antecederam o show. Elton, personagem de Cássio Gabus Mendes, um garoto de quase vinte anos, soltou a pérola: "esse cara tem uma música que eu adoro. Chama-se Vuelvo a Ti". Então tá!
- Curiosamente a atriz Eva Wilma não aparece na foto que ilustra a capa do disco, e que deveria trazer as sete amigas da novela.
- A música "Michelle", dos Beatles, foi tocada algumas vezes na novela em cenas com a personagem Natália (Joana Fomm). A música fazia com que péssimas lembranças viessem à mente da personagem e foi usada justamente para que ela se lembrasse de que havia empurrado seu próprio irmão do alto de uma cachoeira. Ela havia bloqueado esse trauma psicológico e vivia infernizando suas amigas na tentativa de descobrir quem havia empurrado o garoto, que tinha o estranho hábito de torturar passarinhos.
Guilherme Staush
.
.
Foto: teledramaturgia
.
.
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário