sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

... E ACABOU-SE O QUE ERA DOCE













E chega ao fim a reprise do grande sucesso "Chocolate com Pimenta". Um delicioso folhetim com os ingredientes necessários para uma trama de sucesso. Walcyr Carrasco fez uso de sua fórmula secreta e não deixou a "massa" desandar. A receita parece simples: uma direção segura e experiente, um elenco afiadíssimo e carismático, um roteiro inspirado em obras de sucesso e um punhado de romance com uma pitada de humor. Mexa tudo em uma fôrma bem untada com diversos clichês novelescos, leve ao forno e pronto! Depois é só acrescentar a calda bem acompanhada de uma série de situações retiradas de produções cinematográficas de sucesso (Carrie, Chocolate, E o Vento levou e Ghost). Rendimento: 209 porções (uma dose diária, exceto aos domingos).

O sucesso da novela deve-se a vários fatores: a direção segura de Jorge Fernando (um de seus melhores trabalhos) , a belíssima reconstituição de época, a eficiente trilha sonora, a criação de personagens que se tornaram antológicos graças ao talento de seus intérpretes: Drica Moraes, Cláudio Corrêa e Castro, Laura Cardoso, Osmar Prado e Elizabeth Savalla, entre outros.

"Chocolate" agradou em cheio as crianças, adultos e telespectadores da terceira idade, o que não deixa de ser um ingrediente indispensável para o sucesso de uma novela.
.
.
A ESTRELAS DA NOVELA
,
Mariana Ximenes (Ana Francisca) - O carisma da atriz deu um sabor especial à novela. Sua inexperiência não chegou a comprometer a trama.



O talentoso Murilo Benício (Danilo) mostrou mais uma vez sua eficiência em compor personagens.


.. ........ ...







..
Ernani Moraes (Terêncio) e Lília Cabral (Bárbara): coadjuvantes de luxo mal aproveitados na novela.

Tarcisio Filho (Sebastian) fez comédia e drama no tom certo. Um ótimo desempenho em um de seus melhores trabalhos na TV.


Ângelo Paes Leme (Soldado Peixoto) teve uma das melhores atuações dentre os atores jovens. Já Priscila Fantin (Olga) abusou das caras e bocas e deixou muito a desejar como a vilãzinha da novela.


Rosane Goffman (Roseli) mostrou que, assim como sua personagem, é muito eficiente.



Ary Fontoura (Ludovico) - Participação de luxo na trama de Walcyr Carrasco. Foi responsável pelos momentos mais emocionantes da novela, mas seu talento é muito maior que o velho Ludovico.




O núcelo caipira foi o maior destaque da novela: Laura Cardoso (Carmem) teve um de seus melhores momentos na TV; Drica Moraes (Márcia) e Osmar Prado (Margarido) arrasaram em papéis feitos sob medida para os atores; Carla Daniel (Dália) estava hilária, mas Marcello Novaes (Timóteo) parece ter perdido o sotaque caipira em algum canto do sítio que habitava e nunca mais o encontrou.



Cláudio Corrêa e Castro (Conde Klaus) encerrou sua carreira com chave de ouro em um de seus melhores trabalhos na TV. Um personagem inesquecível!



Elizabeth Savalla (Jezebel) - Uma personagem caricata (parece ter sido inspirada na Malvina Cruela), mas defendida com competência pela talentosa atriz.

Fúlvio Stefanini (Vivaldo) mostrou mais uma vez na TV que é um grande ator e um mestre na arte do humor. As aventuras do prefeito Vivaldo com a manicura Márcia garantiram a diversão.

Kayky Brito (Bernardete/Bernardo) - Um personagem muito complexo para um ator jovem e inexperiente, mas Kayky sofrivelmente conseguiu encontrar o tom de seus dois personagens. O ator encarou o desafio de interpretar uma menina com muita coragem.



..
.
.
.
.
.
..
Samara Felippo (Celina) e Rodrigo Faro (Guilherme) são carismáticos e formam um bonito casal. Os dois são competentes quando as cenas não exigem grandes esforços dramáticos;


Nívea Stelman (Graça) também tem carisma , mas está longe de ser uma boa atriz e definitivamente não soube aproveitar os momentos mais importantes de sua personagem.


Ary França (Epaminondas) - O comediante foi outro coadjuvante de luxo e deu um show como o mordomo intrometido e puxa-saco.
Bem, com essa cara de "guarda-chuva fechado" não deve ter sido difícil para o ator fazer os telespectadores rirem.
.
.
Chocolate com Pimenta, sem dúvida, vai ficar na história como uma das melhores e mais caprichadas produções do horário das 6. Com certeza, valeu a pena ver de novo.
.
.
Guilherme Staush
.
.....
....

5 comentários:

José Marques Neto disse...

De cair o queixo a cobertura de Chocolate, nota 11. Muito bom.

Anônimo disse...

Também adorei essa novela. Bem despretensiosa. Pura diversão às 6 da tarde.

Anônimo disse...

Belos comentários, Sweet! OOps, digo, Gui!
Faltou a ROsamaria Murtinho, que apesar de nao ter feito nada na novela, foi uma bela presença tb
:-)

Márcio/RS

Anônimo disse...

Também amei Chocolate, mas gostei mais ainda de "era uma vez".

Bjos
Karine

Anônimo disse...

A Estelinha (Marcela Barroso)tb deu um show. Até o Sansão e a Milady arrasaram! rs