domingo, 18 de fevereiro de 2007

Novela de Gilberto Braga
Direção de Daniel Filho

..
Rede Globo - 1978
..
..

ENCONTROS E DESENCONTROS NA FRENÉTICA DANCIN' DAYS
...

Impulsionada pela febre das discotecas do final dos anos 70 e pelo enorme sucesso dos embalos de John Travolta no filme "Saturday Night Fever", a novela "Dancin' Days" (1978) foi uma das que melhor retratou o período da disco music e o comportamento dos jovens nessa época, aqui no Brasil. Porém, a novela de Gilberto Braga não se limitou a usar e abusar da música e do visual típico da época (meias coloridas, óculos de gatinha, cintinhos dourados, etc...) para encher os olhos dos telespectadores. A trama principal, responsável pelos altos índices de audiência da novela, era totalmente desvinculada dos embalos alucinantes da discoteca de Hélio (Reginaldo Faria), que apenas servia como ponto de encontro entre as personagens da novela.

A história girava em torno de Júlia Matos, uma ex-presidiária que após cumprir pena tenta retomar sua vida, encontrar emprego e acima de tudo reconquistar o amor da filha, Marisa (Glória Pires), criada por sua irmã e principal rival, Yolanda (Joana Fomm). Ao sair da prisão, Júlia conhece Cacá (Antonio Fagundes), um rapaz de família rica, cujos pais não aceitam o romance do filho com uma mulher pobre e ex-presidiária.

A grande virada de Júlia acontece quando ela conhece Bira (Ary Fontoura), o homem responsável não só pela grande transformação visual da personagem, como também pela mudança de personalidade de Júlia, que após ficar algum tempo longe do Brasil surpreende a todos com seu novo look e se transforma na "tigresa de unhas negras e íris cor de mel" que arrasa na frenética "Dancin' Days".

Guilherme Staush
.
.
.
O ponto de partida da novela, a pergunta que instigava os telespectadores era: "Você daria uma segunda chance a uma ex-presidiária?"
Leia a reportagem abaixo, publicada pela revista "Sétimo Céu" na época em que a novela foi ao ar. Veja a opinião do elenco sobre esse assunto.
...
...
CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR
....























...
...
...
VÍDEOS



A abertura da novela
...
BAIXE O VÍDEO (5,4M)





Clip com várias cenas de Júlia (Sônia Braga) ao som da música "I Loved You", tema internacional de sua personagem com Cacá (Antonio Fagundes).
...
BAIXE O VÍDEO (7,6M)





A antológica cena da briga das irmãs Júlia e Yolanda no último capítulo da novela.
..
..
BAIXE O VÍDEO (14,2M)




QUEM É O PAI DE MARISA?
















Um comentário:

Alessio disse...

I'm Alessio from Italy and I loved so much Dancin'days. Two years ago the novela was still in tv in a reproduction. It was very very famous at the time in Italy.

Alessio - www.zenpercaso.splinder.com