terça-feira, 15 de maio de 2007

TRILHAS
.
ÁGUA VIVA - INTERNACIONAL (1980)
.
.


Na época em que ainda não havia internet e as rádios FM ainda não estavam bem difundidas pelo Brasil, a televisão era mais do que nunca o veículo número um para os lançamentos musicais, e as novelas certamente exerceram um papel essencial na propagação da música pelo país. Na década de 70 e iníco dos anos 80, as músicas, principalmente as internacionais, eram conhecidas através das trilhas de novelas, o que de certa forma era bem mais interessante. A música tocava na novela e no dia seguinte o público queria saber qual era o nome e quem cantava a música de tal personagem. Havia até quem chegasse nas lojas e pedisse ao atendente algum disco que tivesse o tema da Lígia e do Nelson da novela das 8! E ai do atendente se não soubesse que música era. O coitado ainda corria o risco de ter que ouvir o cliente cantarolar o trecho da música para que ele chegasse a uma conclusão sobre a tal música e assim ganhasse sua almejada comissão.
A trilha internacional de "Água Viva" despertou esse gostinho nos telespectadores: o de se deliciar com o ineditismo da música apresentada na novela e ter que esperar o lançamento da trilha para ouvir a canção, coisa que não acontece mais hoje em dia. Ao ouvirmos uma música na novela muitas vezes exclamamos: "Essa música não! Ela já encheu! Vou ter que ouvir isso até o final da novela?"
Com o surgimento da internet, em questão de segundos podemos descobrir o nome da música , quem canta, quem escreveu e a gravadora do fonograma. Para ir até mais longe, podemos até mesmo saber quais as músicas que vão estar na trilha sonora e baixá-las na rede bem antes da novela estrear!
.
Voltando à trilha da novela, foram vários os destaques do disco: "Just Like You Do" (ou tema da Lígia), "Babe" (o tema da Márcia e do Edir), "Just When I Needed You Most" (também conhecida como tema do Nelson e da Lígia), "Cruisin'" (o tema da Janete e do Marcos), "Lead Me On" (também chamada de tema da Suely) e as agitadas "D.I.S.C.O", "I Don't Want to Fall in Love Again" e "Love I Need".
Uma trilha inesquecível, repleta de canções marcantes que deixaram saudade...
..
.
FAIXAS:
.
01 - LEAD ME ON - Maxine Nigthingale
02 - LOVE I NEED - Jimmy Cliff
03 - DO THAT TO ME ONE MORE TIME - Susan Case & Sound Around
04 - SHIPS - Barry Manilow
05 - D.I.S.C.O. - Ottowan
06 - JUST WHEN I NEEDED YOU MOST - Tony Wilson
07 - MEMORIES - Bianchi
08 - BABE - Styx
09 - JUST LIKE YOU DO - Carly Simon
10 - I DON'T WANT TO FALL IN LOVE AGAIN - Voyage
11 - CRUISIN' - Smokey Robinson
12 - THE SECOND TIME AROUND - Shalamar
13 - NEVER (GONNA LET YOU GO) - Charme
14 - MANDOLAY - La Flavour
.
.
Guilherme Staush

.
.

3 comentários:

Maurício Renê Costa disse...

Blza?

Estou procurando uma música das antigas que estava neste disco.
MEMORIES - Bianchi

Era a música da propaganda do jeans Pool. Tinha um cara na praia com um cachorro.
Tô procurando na internet mas não acho.
Eu achei todas as músicas do LP Água Viva - internacional, só esta faltando esta.

Grato.

Maurício

Unknown disse...

Gostaria que agua viva podesse passar novamente em vale a pena ver de novo!!! Espero anciosa!!!

vava disse...

toda vez que acaba uma novela no vale apena ver de novo , ou quando termina
uma da noite, fico torcendo , para um autor ter uma ideia de reprizar mandala. essa novela marcou minha infancia, gostaria muito de asitir de novo. gosto muito dessa novela.
sempre que posso assisto um pouqinho no youtube.