terça-feira, 31 de julho de 2007

CAPITÃO AZA

.
SAIBA MAIS SOBRE O "CAPITÃO AZA"
Reportagem de Letícia Jardim Guedes, publicada na Folha Online (04/05/2003)

.
Com o lema "Aqui fala o Capitão Aza, comandante em chefe das Forças Armadas infantis deste Brasil", Wilson Viana abria os capítulos do seriado que levou o nome do personagem e fez sucesso entre as crianças dos anos 60 e 70. O programa era transmitido pela TV Tupi de segunda a sexta e durou 14 anos, de 1966 a 1979.

O Capitão Aza usava uniforme da Aeronáutica e capacete com asinhas desenhadas e óculos escuros. Ele iniciava o programa em um disco voador e fazia contagem regressiva, o que mais tarde inspirou a apresentadora Xuxa, em seu programa "Xou da Xuxa", na TV Globo.
O nome Aza, com "z", teria sido criado para homenagear um herói da Força Aérea Brasileira que lutou na Segunda Guerra Mundial, conhecido como coronel Azambuja. Além do sucesso na TV, o Capitão Aza gravou cinco compactos com a cantora Martinha nos anos 70. Por causa do personagem, o ator Wilson Viana recebeu a medalha do Mérito de Santos Dumont, concedida pela Aeronáutica Brasileira, e o diploma de Capitão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro.
Em 1997, foi lançado o livro "A Vida Trepidante de Wilson Viana, O Capitão Aza", de Dora Mendonça, pela editora Topbooks, que conta detalhes da história do ator e de seu personagem mais famoso.
.
.
O ator Wilson Viana morreu, aos 75 anos, em 2003. Ele teve um enfarte enquanto viajava pelo Mato Grosso do Sul com sua família.
.
.
VÍDEO
A abertura do "Clube do Capitão Aza" (Rede Tupi)

Agradecimentos: Mofo TV

Nenhum comentário: