segunda-feira, 10 de setembro de 2007

TRILHAS
.
.
BAILA COMIGO - NACIONAL
.
.
Assim como a novela de Manoel de Carlos, a trilha nacional de "Baila Comigo" (Som Livre - 1981) fez bastante sucesso. A música "Deixa Chover" de Guilherme Arantes foi o carro-chefe do disco, embalando vários momentos (e personagens) da novela.

O disco abre com a belíssima composição de Marina Lima, "O Lado Quente do Ser", na voz de Maria Bethânia, que não poderia faltar na trilha (a cantora esteve presente em várias trilhas de novelas das 8 naquela época);

"Viajante" é uma das mais bonitas do disco. Uma gravação impecável de Ney Matogrosso. A voz delicada do cantor casou perfeitamente com a sensibilidade do personagem João Vitor, um dos gêmeos, interpretado por Tony Ramos.

"Vira Virou" da dupla gaúcha Kleiton & Kledir e "Lua e Estrela" com Caetano Veloso são duas outras pérolas do disco, assim como "Bicho no Cio" de Marcos Valle. Pra fechar o disco, outra ótima escolha: a música "Rapte-me Camaleoa", na deliciosa e sussurrada voz rouca de Naïla Skorpio. Linda!

Há ainda as dançantes "Corações a Mil" e "Rio Sinal Verde" que agitaram a novela, principalmente nas várias cenas em que os personagens apareciam correndo na praia.

Um outro destaque é a magnífica interpretação de Cauby Peixoto para a música Loucura, de Joanna, que também caiu perfeitamente para o personagem Mauro, vivido por Otávio Augusto.

"Baila Comigo" é uma ótima trilha que alterna muito bem música popular brasileira com o típico rock do início dos anos 80. Uma trilha indispensável!



CURIOSIDADES
.
- O LP trazia de brinde um encarte contendo um pôster de página dupla de Tony Ramos.

- Depois de algum tempo sem trazer fotos de artistas nas capas dos discos das novelas, "Baila Comigo" trouxe nas capas das trilhas nacional e internacional fotos de atores do elenco da novela (Betty Faria na capa da trilha nacional e Natália do Valle e Reginaldo Faria na capa da trilha internacional). Naquele mesmo ano, a trilha de "O Amor é Nosso!" trouxe a foto de Fábio Junior na capa da trilha original. A partir de 1985, com o lançamento das trilhas de "Roque Santeiro", a presença de artistas nas capas das trilhas se tornou mais freqüente.

- Outra curiosidade fica por conta da participação de vários cantores no papel de compositores na trilha, bem como a participação de vários cantores que compõem, mas cantando músicas de outros compositores. Ivan Lins aparece com "Pano de Fundo", defendida por Fafá de Belém; Joanna compôs "Loucura" para Cauby Peixoto gravar; Maria Bethânia aparece com "O Lado Quente do Ser", composta por Marina Lima, que por sua vez está na trilha com "Corações a MIl", música de Gilberto Gil. E ainda Caetano Veloso, que está no disco com a música "Lua e Estrela", composta por Vinícius Cantuária, também entra como compositor com a música Rapte-me Camaloa, gravada por Naïla Skorpio.

- A atriz Beth Goulart está na trilha com a música "Vida", de Milton Nascimento e Fernando Brant.

- Marcos Valle compôs "Bicho no Cio" especialmente para a professora Joana, personagem interpretada pela atriz Betty Faria. A música, inclusive, ganhou um clip no "Fantástico" com a participação da atriz.

- A seqüência das músicas nas fitas K7 contendo as trilhas de novelas eram geralmente modificadas. Isso acontecia para que os dois lados da fita tivessem aproximadamente o mesmo tempo, assim um dos lados da fita não ficaria com um grande espaço sem gravações. Na trilha de "Baila Comigo", por exemplo, a mudança se deu com as músicas "Deixa Chover", que ocupou a segunda faixa do lado A no disco e "Vira Virou" que ocupou a quinta faixa do lado B. Na fita K7 as duas músicas trocaram de posições: "Deixa Chover" ficou na quinta faixa do lado B e "Vira Virou" ficou na segunda faixa do lado A.

- A trilha foi lançada em CD pela Som Livre em 2001.
.
.
Guilherme Staush
.
.
Foto: Mercado Livre
.
.

Nenhum comentário: