terça-feira, 27 de novembro de 2007

TRILHAS


CORPO A CORPO - INTERNACIONAL


Nada como um mega-sucesso para alavancar as vendagens de uma trilha sonora. Um grande exemplo disso é a trilha internacional de "O Amor é Nosso!" (1981), cujo sucesso retumbante "Sunshine on My Shoulders", de John Denver foi o responsável absoluto por toda e qualquer vendagem desta trilha, já que era a única música de sucesso do disco e uma das poucas (ou seria também a única?) conhecidas pelo grande público.

Mas a trilha internacional de "Corpo a Corpo" difere da trilha de "O Amor é Nosso!" por dois motivos - primeiramente foram dois os mega-sucessos que puxaram as vendagens do disco da novela de Gilberto Braga: "Still Loving You" e "Purple Rain", e o mais importante é que o restante das músicas foram muito bem selecionadas e fizeram um razoável sucesso na época, o que justifica a qualidade musical desta trilha, lançada pela Som Livre em 1985.

As músicas mais dançantes do disco ficaram a cargo de Chaka Khan (I Feel for You), Maria Vidal (Body Rock) e Sophie St Laurent (Sex Appeal); já os momentos mais românticos foram imprimidos pela já citada "Still Loving You" (Scorpions), Edge of a Dream (Joe Cocker), "Missing You" (Diana Ross) e o lindo dueto de Barbra Streisand e Kim Carnes em "Make no mistake, he's mine".

Destaque para a brasileira Maysa que aparece na trilha cantando "Bonita", em inglês, de Tom Jobim e Ray Gilbert. Um outro destaque do disco é o triângulo amoroso mal resolvido da música "What about me?", com Kenny Rogers, Kim Carnes e James Ingram. Simplesmente lindo!

O disco tem uma ótima seleção de repertório, supervisionado por Sérgio Motta. O trabalho de edição das faixas foi bem realizado, com exceção de "Still Loving You". A música tem originalmente 6 minutos e 27 segundos, e no disco vem com pouco mais de 4 minutos. O problema é que a música foi cortada antes mesmo do refrão principal no qual o nome da música é citado, mutilando a obra musical do banda de heavy metal alemã. Mas este pequeno detalhe não compromete a trilha como um todo, uma das melhores da década.



CURIOSIDADES


Julian Lennon, filho do Beatle John Lennon, lançou seu álbum de estréia em 1984. Seu primeiro sucesso, "Too Late for Goodbyes" abre a trilha de "Corpo a Corpo" internacional.


Em uma das cenas da novela a personagem Heloísa (Isabela Garcia) durante uma conversa com Zeca Maciel (Caíque Ferreira) elogia a música que está tocando durante uma festa na casa dele. A música em questão é "Still Loving You".


Destaque para o comercial da trilha internacional da novela, que mostra uma festinha de adolescentes com a trilha da novela girando no toca-discos enquanto os casais dançam coladinhos, remetendo ao título da novela.


A canção "Missing You" foi composta por Lionel Ritchie especialmente para ser gravada por Diana Ross em homenagem ao cantor Marvin Gaye, grande amigo da cantora que faleceu em 1984, quando a música foi gravada. Na novela, a canção acabou virando tema de Amaury (Stênio Garcia) e Lúcia Gouveia (Joana Fomm).


Duas músicas da trilha destacam-se por terem sido a faixa-título de dois filmes musicais da época. A primeira delas é "Purple Rain" do musical homônimo estrelado pelo próprio Prince, e a segunda é "Body Rock", tema do filme de mesmo nome estrelado por Lorenzo Lamas, que após sua estréia neste musical, preferiu aventurar-se em filmes de ação.


Várias canções conhecidas foram utilizadas durante a novela como músicas incidentais ou mesmo como temas de personagens, mas não entraram para a trilha. Entre elas estão: "Somewhere in Time", do filme "Em Algum Lugar do Passado", que foi tema da personagem Ângela (Andréa Beltrão); "Theme from Carrie", do filme "Carrie, a estranha", que tocou para Rafael (Lauro Corona) e Bia (Malu Mader) no final da novela; um trecho da canção "Music", de John Miles tocou nas vinhetas de mudanças de locação durante a novela; "Coração de Estudante" (instrumental), de Wagner Tiso, foi tema musical de Sônia (Zezé Motta) e Cláudio (Marcos Paulo). Esta mesma música seria executada várias vezes durante a morte do presidente Tancredo Neves ainda naquele ano.


Guilherme Staush
.
.

Foto: Mercado Livre
.
.

Um comentário:

Unknown disse...

Trilha Sonora Corpo a Corpo Internacional

Capa: http://img178.imageshack.us/my.php?image=capajq8.jpg
Verso: http://img509.imageshack.us/my.php?image=versokf6.jpg
Vinil - lado A: http://img390.imageshack.us/my.php?image=vinillado01tp5.jpg
Vinil - lado B: http://img207.imageshack.us/my.php?image=vinillado02eo3.jpg

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/83689729/6673a8a8/Corpo_a_Corpo_Internacional.html

01. TOO LATE FOR GOODBYES - Julian Lennon (tema de Ângela)
02. STILL LOVING YOU - Scorpions (tema de Heloísa)
03. BODY ROCK - Maria Vidal (tema de locação)
04. WHAT ABOUT ME? - Kenny Rogers, Kim Carnes and James Ingram (tema de
Bia e Rafael)
05. SEX APPEAL - Sophie St. Laurent
06. AUTUMN - Season of Love (tema geral)
07. TASTE SO GOOD - File 13
08. PURPLE RAIN - Prince & Revolution (tema de Zeca e Alice)
09. MISSING YOU - Diana Ross (tema de Lúcia e Amauri)
10. I FEEL FOR YOU - Chaka Khan (tema de locação)
11. EDGE OF A DREAM - Joe Cocker (tema de Cláudio e Sônia)
12. MAKE NO MISTAKE, HE'S MINE - Barbra Streisand and Kim Carnes (tema
de Eloá e Osmar)
13. BONITA - Maysa (tema de Tereza)
14. AGADOO - Black Lace