quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

OS RECORDISTAS DE CANÇÕES EM TRILHAS DE NOVELA


O internauta Vinícius Machado, membro do "Memória da TV" (orkut), realizou uma pesquisa com o objetivo de descobrir que cantores brasileiros são os recordistas de músicas em trilhas sonoras de novela. Não foi surpresa constatar que Caetano Veloso é o recordista absoluto nesta categoria. O cantor coleciona 67 músicas em novelas e minisséries de todas as emissoras. Entre as canções estão: Queixa, da novela "O Homem Proibido" (1981); Sorvete, da novela "Corpo a Corpo" (1984) e Isto Aqui o Que é, da trilha de "Vale Tudo" (1988).

Em sua trajetória, Caetano conseguiu alguns feitos bem interessantes. O cantor conseguiu emplacar uma mesma música em mais de uma novela. Foi o que aconteceu com Alegria, Alegria, que foi tema de abertura da novela "Sem Lenço, Sem Documento" (1977), e também da minissérie "Anos Rebeldes" (1992). Também as músicas Você é Linda e Não Enche estiveram em mais de uma trilha. A primeira fez parte das trilhas de "Eu Prometo" (1983), "Fera Ferida" (1993), e mais recentemente foi tema de abertura da novela "Belíssima" (2005); a segunda esteve na trilha da minissérie "Labirinto" (1998) e no ano passado fez parte do CD da novela "Paraíso Tropical".

Atualmente o cantor está com duas canções em novelas da Globo: Oração ao Tempo na trilha de "Duas Caras" e a antiga Trem das Cores na novela "Desejo Proibido".

Outra proeza do compositor baiano foi a de conseguir colocar duas músicas em uma mesma trilha, como por exemplo na novela "Sem Lenço, Sem Documento" (Alegria, Alegria e O Leãozinho).

Em segundo lugar como recordista de trilhas vem o mineiro Milton Nascimento, que emplacou 40 músicas ao todo. Entre elas: Cais, da trilha de "Água Viva" (1980); Beatriz, de "Pátria Minha" (1994) e Órfãos do Paraíso, tema da primeira abertura da novela "América" (2005).

O compositor alagoano Djavan vem em terceiro lugar no rank dos recordistas de trilhas. Ele tem 37 canções em novelas e minisséries. Entre as músicas estão: Outono, da trilha de "Pedra Sobre Pedra"; Oceano, da novela "Top Model", e Meu Bem Querer, que esteve em três trilhas de novelas: "Coração Alado" (1980), "A Indomada" (1997) e "Meu Bem Querer" (1998).

Vinícius também pesquisou as cantoras brasileiras recordistas, e encontrou o seguinte resultado: Gal Costa aparece em primeiro lugar, com 63 canções em novelas, entre elas, vários temas de abertura, como: Modinha para Gabriela, da novela "Gabriela" (1975); Brasil, de "Vale Tudo" (1988) e Só Louco, da novela "O Casarão" (1976).

Em segundo lugar está a também baiana Maria Bethânia, que traz na bagagem 48 músicas em trilhas de novelas, entre elas, Explode Coração, das trilhas das novelas "Pai Herói" (1979) e "Explode Coração" (1995).

Em terceiro lugar vem a cantora Simone, com 36 temas em novelas, incluindo os sucessos Sob Medida, da trilha de "Os Gigantes" (1979) e Uma Nova Mulher, da novela "Tieta" (1989).

O Memória da TV agradece a pesquisa realizada por Vinícius Machado, que utilizou como fonte de sua pesquisa o site Teledramaturgia, de Nilson Xavier.

4 comentários:

Duh Secco disse...

Adorei a matéria!!
Mas corrigindo aí...
Você é Linda, do Caetano, esteve em três trilhas.. além das duas citadas, tbm foi tema do casal Flamel e Linda Inês em Fera Ferida...

O blog é excelente!!
Adorooo... rs

Guilherme Staush disse...

É verdade, Eduardo! Me passou...
Obrigado pela colaboração. Já adicionei no texto.

Unknown disse...

A pesquisa do Vinícius deve ter demorado, mas ele adiantou muito a vida dos pesquisadores da Indústria Cultural, especialmente da Indúsitria Musical.
Acho que muitos fãs de trilhas sonoras vão ter idéias bem mais claras depois da elaboração dessas listas.
Eu já vou imprimir a minha.

Unknown disse...

Faltou falar de Rita Lee... Ela teve inúmeras músicas em trilhas das novelas, principalmente aberturas! (Final Feliz, O Pulo do Gato, Chega Mais, Sassaricando, Lua Cheia de Amor, A Próxima Vítima...).