domingo, 20 de janeiro de 2008

TRILHAS



CORPO SANTO - NACIONAL
(Rede Manchete - 1987)


Algumas trilhas de novela têm sabor de coletânea de grandes sucessos de canções pop-rock-românticas. "Corpo Santo" nacional é uma delas. A maioria das músicas que tocaram na novela já era sucesso nas rádios, o que não tira o mérito de uma trilha sonora, que embora não tenha músicas originais, especialmente composta para as personagens da novela, ainda assim apresenta uma boa seleção de repertório, gostosa de ouvir e fácil de cantarolar.

Composto por 12 faixas, o disco abre com "Amor Explícito", tema da personagem Simone (Christiane Torloni). A letra de Antônio Cícero, parceiro e irmão da cantora Marina Lima, fez toda a diferença no repertório brega da cantora Simone, especialmente no disco "Amor & Paixão", de onde a faixa foi extraída.

Há várias canções na linha pop-rock bem interessantes nesta trilha. Entre elas: "Mensagem de Amor", de Herbert Vianna, na voz de Léo Jayme; "Segurança", da banda gaúcha Engenheiros do Havaí e "Condição", de Lulu Santos.

No repertório MPB, a trilha apresenta João Bosco com "Si Si, No No", tema de Téo (Reginaldo Faria), a simpática "Se eu Soubesse", com Tim Maia; a linda "Lua no Leblon", na voz de Fagner, e a melosa "Um Sonho a Dois", com Joanna e Roupa Nova, tema de Lucinha (Sílvia Buarque) e Carlinhos (Marcelo Serrado).

Em meio a uma trilha recheada de sucessos, há duas grandes surpresas. A primeira é "Um Lugar no Mundo", do Roupa Nova. A música é uma das mais bonitas do repertório do grupo e foi muito bem escolhida para ser o tema de abertura da novela; a outra boa surpresa é "Passos no Porão", do Rádio Táxi. A música foi extraída do último disco de carreira da banda, lançado em 1986, que traz também a música "Você se Esconde", da trilha de "Roda de Fogo". Um verdadeiro presente fechando o lado B do disco.


Para quem gosta de uma boa seleção de repertório, sem se importar com composições originais, a trilha de "Corpo Santo" tem uma ótima qualidade musical, e pelo fato de a trilha conter apenas 12 faixas, as músicas estão todas na íntegra, o que não deixa de ser um bônus na época em que as músicas costumavam ser editadas por causa do espaço limitado do LP.

Destaque para a belíssima capa da trilha sonora.




CURIOSIDADES

O repertório da trilha de Corpo Santo, coincidentemente ou não, repetiu alguns intérpretes de trilhas de novelas da Globo lançadas na época. Simone e Rádio Táxi (Roda de Fogo); Engenheiros do Havaí, Titãs e João Bosco (Hipertensão).


A música "Se Eu Soubesse", da trilha de "Corpo Santo", foi usada na novela "Mandala", da Rede Globo. A música ganhou uma versão instrumental quando foi tocada por uma orquestra em uma festa dada por Jocasta, personagem de Vera Fischer, logo que a novela muda de fase. Não deixa de ser um fato inusitado, em se tratando de Rede Globo, usar uma música da trilha da novela da emissora concorrente, embora "Corpo Santo" não estivesse mais no ar.


A fita K7 contendo a trilha da novela trocou as últimas faixas de cada lado de posição. Na seqüência das faixas, "Passos no Porão" aparece como a última do lado A, enquanto que "Lua no Leblon" é a última do lado B.

.
Guilherme Staush

.\\

Foto: Mercado Livre

,
.

Nenhum comentário: