quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

1981



.
Band


TEMAS EXPLOSIVOS NA TV
texto escrito por Alberto Beutenmüller e publicado no Jornal do Brasil (11/10/81)
.
.
Ivani Ribeiro - aliás Cleyde Alves Ferreira, 59 anos, 43 de profissional de rádio e TV - escolheu o tema de sua novela Os Adolescentes há muito tempo, "pela importância que cabe aos jovens de hoje, responsáveis pelo mundo de amanhã". Para escrevê-la, procurou a assessoria do psiquiatra Paulo Gaudêncio e os temas que, juntos, levantaram, são todos explosivos e de grande importância psicológica: aborto, gravidez juvenil, homossexualismo. "Mas é uma novela que não se pretende moralista ou didática", diz Ivani. "Queremos mostrar os erros e acertos que envolvem as atitudes dos jovens, na sua perplexidade diante da vida de hoje''.

Para Ivani, Os Adolescentes, é uma novela-verdade, assim como existe cinema-verdade. Mas não é, como quer a TV Bandeirantes, uma novela reportagem, porque "não foi feita reportagem nenhuma, embora tudo que aconteça tenha contato com a realidade". Pontuada de frases fortes de Paulo Gaudêncio ''Homossexual é alguém que teve mãe de mais e pai de menos" - a novela traz um jovem elenco que, pela primeira vez, não foi escolhido por Ivani: Júlia Lemmertz (filha de Lilian), Flávio Guarnieri (filho de Gianfrancesco), Ricardo Graça Mello (filho de Graça com Marília Pera).
.
Temas difíceis não são novidade para Ivani - ela se orgulha de ter adaptado A Megera Domada, de Shakespeare, As Minas de Prata, de José de Alencar e A Muralha, de Dinah Silveira de Queirós, e ter escrito uma novela que incluía Pelé no elenco: Os Estranhos, sobre discos voadores. Mas tem um projeto pessoal, sempre adiado: um romance, que ela espera concluir algum dia, quando puder deixar por algum tempo seu frenético ritmo de dois capítulos de novela diários.

.Fonte: TV-Pesquisa (PUC - Rio)

..
VÍDEO

Cenas da novela "Os Adolescentes" (Band - 1981/82)

Vídeo: dvd da tv
.

Nenhum comentário: