domingo, 6 de julho de 2008

MOACYR FRANCO SHOW


A TRAJETÓRIA DO PROGRAMA
Escrito por Paulo Senna e publicado pelo jornal O Globo (11/12/2005)

“Moacyr Franco show” (Globo), com textos de Gilberto Garcia, Mário Wilson e Moacyr Franco, apresentado também por Moacyr, com direção de Mário Wilson, foi exibido em 1972, às terças-feiras, às 21h.

Era um show de variedades com quadros humorísticos, números musicais e entrevistas, que contava sempre com artistas convidados, como Eliana Pittman, Nívea Maria, José Lewgoy, Flávio Migliaccio e Renata Fronzi, que chegou a ter um personagem fixo dentro do espetáculo. Em meados de 72, as gravações foram transferidas do Rio de Janeiro para São Paulo. No ano seguinte, passou a ser gravado em cores. Lógico que, para isso, foi preciso fazer mudanças na estética e na forma de ser apresentado. Nessa fase, ele passou a ser dirigido por Maurício Sherman e, em 1974, por Ronaldo Bôscoli, que enfatizaram o caráter musical do programa. Porém, em 1975, sob a direção de Carlos Alberto Loffler, sofreu uma nova reformulação na cenografia e nos textos, enfatizando-se agora o lado showman do apresentador, que atuava como humorista, cantor e dançarino.

Depois de dez anos trabalhando na TV Excelsior, Moacyr fez seu segundo programa na Globo, onde estreara comandando o “Moacyr Franco especial”. Foi na Excelsior que, em 1963, fez seu primeiro programa “Moacyr Franco show”. Apesar de bom cantor, na Record era aproveitado apenas em pequenos papéis humorísticos. Nessa época, Edson Leite, diretor da Excelsior, conseguiu convencê-lo a mudar de emissora e comandar um programa. A atração era nos mesmos moldes do que foi exibido pela Rede Globo. E Moacyr chegou a ser líder de audiência, na fase áurea de sua popularidade.
.
.
Foto: site http://www.musicapopular.org
.

Nenhum comentário: