CANAL MEMÓRIA DA TV (escolha uma atração para assistir)

CONTROLE REMOTO (especial) - TÚNEL DO TEMPO

domingo, 31 de agosto de 2008

TRILHAS


UM SONHO A MAIS - NACIONAL


Proveniente da maravilhosa safra da música popular brasileira do início dos anos 80, a trilha sonora nacional da novela "Um Sonho a Mais", lançada pela Som Livre em 1985, mistura o som dos meteóricos grupos de pop rock do início daquela década com grandes nomes da MPB.

O disco abre com "Chuva de Prata", o grande sucesso do álbum "Profana", de Gal Costa. A música já havia estourado no Brasil inteiro quando entrou para a novela, e ganhou um toque especial embalando as cenas de Valéria, personagem de Maitê Proença, no auge de sua beleza.

Na linha MPB a trilha oferece ainda a belíssima "Infinito", de Djavan, uma canção que não fez muito sucesso, mas que está entre as mais bonitas do cantor.

Ivan Lins aparece com "Juntos", que tem a participação de George Benson, e Tim Maia cede sua voz para interpretar mais um mesmo sucesso romântico-brega de Michael Sullivan e Paulo Massadas, "Leva". A dupla assina também a faixa "Whisky à Go-go", o tema de abertura da novela interpretado pelo incansável grupo Roupa Nova. Bonitinha, mas ordinária...

Na linha pop rock há várias canções bonitas de roqueiros mal sucedidos da década de 80, como a banda Degradée e sua "Mais que um Sonhador", tema de Mônica (Tássia Camargo) e Joaquim (Edson Celulari); "Me Leva pra Casa", do falecido roqueiro Joe; "Garota do Ano", de Arnaldo Brandão, e a bonitinha balada do Rádio Táxi, "Vivendo Ilusão".

Lobão, depois do sucesso "Me Chama", conquistava de vez o cenário do rock dos anos 80. Na trilha ele aparece com "Corações Psicodélicos", que no mesmo ano ganhou uma versão bossa-nova e bem mais bonita do grupo Roupa Nova; Já a Blitz mostrava seus primeiros passos em rumo à decadência com sua "Egotrip", enquanto Os Paralamas do Sucesso despontavam para o sucesso, ainda colhendo os frutos de seu segundo e bem sucedido álbum, "O Passo do Lui". Na trilha eles assinam a faixa "Me Liga", que hoje é tocada com a mesma gravação na novela "Chamas da Vida", da Record.

Wanderléa regravou "Menino Bonito", sucesso de 1972 da cantora Rita Lee, tema da personagem de Roberto Bataglin. A música ganhou um clip no "Fantástico", inclusive com a participação do ator.

A grande surpresa do disco foi a inclusão de "Shy Moon", do álbum "Velô", de Caetano Veloso. A canção tem a participação vocal de Ritchie, porém, a impiedosa edição limitou-se a deixar apenas uma frase pronunciada pelo cantor na minúscula faixa. A música foi tema de Volpone (Ney Latorraca) e Estela (Sílvia Bandeira), e é uma das mais bonitas do disco.

Assim é a trilha de "Um Sonho a Mais", que tem uma ótima seleção de repertório, tanto para quem gosta do rock descartável ou da legítima MPB do anos 80. Uma trilha dançante, empolgante e por vezes, extremamente romântica. Há pelo menos dois crimes cometidos pela edição nas faixas "Shy Moon" e "Infinito", as duas vítimas da vez.
Os amantes das trilhas de novela aguardam ansiosamente pelo lançamento em CD.

Guilherme Staush
.
.
Foto: Mercado Livre


Faixas do LP

1. CHUVA DE PRATA - Gal Costa
2. MAIS QUE UM SONHADOR - Degradée
3. INFINITO - Djavan
4. ME LIGA - Os Paralamas do Sucesso
5. ME LEVA PRA CASA - Joe
6. LEVA - Tim Maia
7. WHISKY À GO-GO - Roupa Nova
8. EGOTRIP - Blitz
9. SHY MOON - Caetano Veloso (participação especial: Ritchie)
10. MENINO BONITO - Wanderléa
11. JUNTOS - Ivan Lins (participação especial: George Benson)
12. CORAÇÕES PSICODÉLICOS - Lobão
13. VIVENDO ILUSÃO - Rádio Táxi
14. GAROTA DO ANO - Arnaldo Brandão (participação especial: Brylho)
.
.

Nenhum comentário: