sexta-feira, 3 de abril de 2009

1975





TV Tupi



Aclamada pelo público e atacada pela crítica, "Ídolo de Pano" chega ao final.


Revista Contigo! (1975)


Um comentário:

Blogger disse...

Do wikipedia

a) Ídolo de pano é o título de uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Tupi e exibida de setembro de 1974 a maio de 1975. Escrita por Teixeira Filho e dirigida por Henrique Martins, com supervisão de Carlos Zara.

b) Sinopse

Muito doente, Madame Pauline de Clermon, dona de uma grande tecelagem quer deixar a empresa para um de seus dois netos, o playboy Luciano. Mas seu irmão, o médico Jean, vai fazer de tudo para que isso não aconteça. Assim, enquanto Luciano tenta deixar de lado a vida de playboy para fazer a vontade da avó, o irmão invejoso faz de tudo para que ele se dê mal e a avó mude de idéia. Ainda, a jovem Andréa, que engravida de Jean, torna-se o grande amor de Luciano.

c) Curiosidades

A telenovela foi um dos maiores sucessos da TV Tupi e da telenovela brasileira no gênero, não apenas na década, mas em toda a sua história.

Ídolo de Pano consegui uma média de 66 pontos na sua audiência, colocando a direção de teledramaturgia da Rede Globo em alerta.

Sua trama principal, juntamente com outro sucesso de Teixeira Filho - A Pequena Órfã - foi aproveitada no enredo de Sonho Meu, em 1993.

O triângulo amoroso formado por Tony Ramos, Elaine Cristina e Dênis Carvalho foi interpretado por Leonardo Vieira, Patrícia França e Fábio Assunção nessa nova novela.

Ídolo de Pano foi a novela mais cara de todos os tempos.

Dênis Carvalho, então afastado das novelas, atingiu um sucesso relevante interpretando o vilão Jean de Clermon., sendo logo convidado para atuar na TV Globo.

Na época de exibição da telenovela, foi lançada uma versão de sua história em romance, com texto adaptado pelo próprio Teixeira Filho.

Teve uma versão mexicana chamada Vanessa ,pela Televisa,em 1982.