sexta-feira, 17 de julho de 2009

1979


MALU MULHER


UMA AMIGA ASSUSTA MALU E ACABA NÃO INDO AO AR .
.
O complicado relacionamento de Malu (Regina Duarte) com uma amiga intima (Ângela Leal), tema do que seria o próximo episódio de Malu Mulher, parece que terá de ficar, mesmo, entre quatro paredes. Depois de gravado, programado, cancelado, reprogramado com cortes, tudo isso em alguns meses de discussão, o episódio, intitulado A Amiga, foi de novo cancelado. E tudo indica que definitivamente.
.
A direção da Globo não deu maiores explicações sobre o cancelamento, mas fica claro que a discussão chegou ao fim com a vitória do ponto-de-vista defendido pela censura interna da emissora: a história, de Euclydes Marinho, seria excessivamente ousada para a televisão brasileira.
.
Sob a direção de Paulo Afonso Grisolli, o episódio que iria ao ar na próxima quinta-feira teve, entre seus cortes, uma cena em que Malu, depois de embriagar-se, acorda nua, ao lado da amiga. Segundo a sinopse, a história retrata um relacionamento "no começo somente solidariedade, depois uma longa amizade e mais tarde a possibilidade de uma relação que assusta muito Malu".
.
E pelo visto, não apenas Malu.A censura interna da Globo vem atuando também em outras áreas. Por exemplo, em Os Gigantes, novela das 8. Acham os censores que Antônio Lucas, personagem vivido por Mário Lago, anda falando demais. Seus, inflamados discursos contra a instalação de uma multinacional na Cidade também seriam excessivamente ousados. Daí já ter ocorrido algumas podações em suas falas. Durante a gravação de um dos últimos capítulos, o texto original de duas páginas ficou reduzido a apenas meia. A tendência é silenciar cada vez mais o inquieto Antônio Lucas.
.
Fonte: Jornal do Brasil
TV Pesquisa (PUC - Rio)
.

Nenhum comentário: