segunda-feira, 16 de agosto de 2010

TRILHAS



AS TRÊS MARIAS - NACIONAL



Seguindo a linha da trilha sonora nacional da novela "Marina", sua antecessora, a trilha de "As Três Marias" (Somlivre - 1980) vem recheada de pérolas da música popular brasileira, com um repertório de primeiríssima qualidade.
.
O disco abre com "Meninas do Brasil", de Moraes Moreira, uma das mais belas canções do músico baiano.
.
A canção seguinte, "Cicatrizes", de Joanna, não deixa por menos. A música faz parte do álbum que lançou a cantora no cenário da música brasileira,e foi um dos temas mais marcantes da novela, embora tenha tocado mais em instrumental, como tema do pintor Raul Torreão (Edney Giovenazzi).
.
"Rua Ramalhete" é uma bela composição de Tavito, e uma das músicas de maior sucesso do compositor. Uma canção que fala de saudosismo, assim como a própria novela elaborou bem essa temática.
.
"Coração" foi o tema de Jô (Glória Pires), interpretado pela própria atriz, que inclusive apareceu em programas musicais da época, como Globo de Ouro, cantando a música.
.
"Canção de Verão" foi o primeiro grande sucesso do conjunto Roupa Nova, que se tornaria figurinha fácil nas trilhas de novela naquela década e nas seguintes.
.
"Fonte da Saudade" foi um grande sucesso do primeiro álbum da dupla gaúcha Kleiton & Kledir, lançado em 1980, após Os Almôndegas. Uma bela canção que, infelizmente, foi editada bem no finalzinho com o uso do recurso fade out.
;
Apesar de a trilha apresentar belas canções de extremo bom gosto, a novela explorou pouco esse repertório de qualidade. Canções como "Two Kites (in the sky)", de Tom Jobim; "Sexto Sentido", na voz de Fafá de Belém, e "Três Marias", de Olivia Hime foram pouco executadas na novela, a não ser durante as cenas do capítulo seguinte (na época, as novelas, além dos blocos dos capítulos, apresentavam cenas do próximo capítulo com uma das músicas da trilha sendo executada enquanto as cenas apareciam).
.
"All of Me", interpretada por Miúcha, traz a luxuosa participação de João Gilberto no violão. A música era tema do personagem Aluísio (Marco Nanini), mas na novela a música foi tocada em instrumental na maioria das vezes, principalmente durante as cenas de vôo livre, esporte praticado pelo personagem.
.
"Eu e a Brisa" é um clássico de Johnny Alf que ganhou uma versão suingada na voz da "nova baiana" Baby Consuelo, e virou o tema de abertura da novela.
.
O disco fecha com "Caso de Amor", interpretada por Terezinha de Jesus, tema de Guta (Nádia Lippi). Único registro da cantora nas trilhas de novelas da Globo.
.


CURIOSIDADES

- O comercial da trilha trazia como cenário um barzinho de praia, onde vários jovens apareciam namorando, andando de patins, enquanto três músicas da trilha eram executadas: Canção de Verão, Tanto que Aprendi de Amor e Rua Ramalhete.

- Fábio Júnior, na época marido da atriz Glória Pires, compôs a música "Coração" juntamente com seu irmão, Heraldo Corrêa, especialmente para ela gravar. O cantor gravaria essa canção 5 anos depois, no seu LP de 1985.

- A música "All of Me", na voz de Miúcha, apareceria também na trilha da novela "Sétimo Sentido", de 1982. Desta vez, já com o nome da versão, "Disse Alguém", na voz de Caetano Veloso, João Gilberto e Gilberto Gil.
.
- As Três Marias foi a primeira novela a ter uma versão ao vivo de uma canção na abertura, e também, era a primeira vez que uma trilha de novela das 6 trazia um tema cantado em inglês: Two Kites (in the sky).
.
.
por: Guilherme Staush
.
.

.
Músicas
01. MENINAS DO BRASIL - Moraes Moreira
02. CICATRIZES - Joanna
03. RUA RAMALHETE - Tavito
04. BONS VENTOS - João Nogueira
05. CORAÇÃO - Glória Pires
06. CANÇÃO DE VERÃO - Roupa Nova
07. EU E A BRISA - Baby Consuelo
08. TRÊS MARIAS - Olívia Hime
09. TWO KITES - Tom Jobim
10. ALL OF ME - Miucha
11. SEXTO SENTIDO - Fafá de Belém
12. TANTO QUE APRENDI DE AMOR - Fátima Guedes
13. FONTE DA SAUDADE - Kleiton & Kledir
14. CASO DE AMOR - Terezinha de Jesus
.
Direção Musical: Guto Graça Mello
Produção Musical: Geraldo vespar e Octávio Burnier
Pesquisa de Repertório: Arnaldo Scheneider e Lulu dos Santos
.

Um comentário:

TH disse...

Perfeita análise Gui...
Muito curioso sobre essa trilha...bom ver Joanna e Fafa de Belem em seus momentos assobiáveis e Gloria Pires como "cantriz".
As trilhas de antes tinham cara de novela mesmo e "casavam" bem com os personagens.
Parabens!