quarta-feira, 20 de outubro de 2010

1995


Globo prepara minissérie escrita por Ivani Ribeiro, baseada na obra de Machado de Assis.


Começam em janeiro do ano que vem as gravações da Série brasileira O Sarau, que tem estréia prevista para abril. Escrita por Ivani Ribeiro e Solange Castro Neves, a primeira minissérie de 1996 será baseada em 12 contos de Machado de Assis, e mostrará uma festa de 1910, onde vários personagens do universo machadiano se encontram. Os personagens se dividirão em dois núcleos. Os do sarau aparecerão o tempo todo dançando. Eles apresentarão os outros, das histórias que serão abordadas em cada um dos 12 capítulos.


A partir da semana que vem, Wolf Maya anuncia a escalação do elenco. "Estou preparando uma biografia do autor. Quero que os atores fiquem, pelo menos, um mês à disposição do projeto, lendo e conhecendo a fundo o universo de Machado de Assis. Vai ser um trabalho sério sobre o contista, que é o expoente da literatura brasileira. Um clássico que a gente não pode deixar de mostrar na TV", afirma o diretor.


A minissérie foi o último trabalho de Ivani Ribeiro, que terminou de escrever a sinopse no hospital, ditando as frases para Solange Castro Neves. A grande colaboradora de Ivani tem um carinho muito especial pela obra. "Ela deixou a minissérie toda alinhavada, e eu só tive que escrever os diálogos. É uma miscelânea muito bem bolada da obra dele. Tive que ler muito para que isso se tornasse possível e selecionei os trechos mais significativos de Machado", diz a autora. Solange preparou uma homenagem especial para Ivani, que vai ao ar no último capítulo da minissérie.


Através do método metalingüístico e dos recursos de licença poética, a minissérie recriará tipos imortais, como o Marcondes, de Quintas Borba; a Marcela, de Memórias póstumas de Brás Cubas; e a deliciosa Capitú, de Dom Casmurro. Profundo conhecedor da alma, Machado de Assis registrou magistralmente a dualidade do ser humano, um prato cheio para Ivani e Solange. "Traição, superstição, fé, pecados, virtudes. Para cada sentimento humano que ele explorava num conto, havia sempre outro falando o oposto sobre o mesmo assunto, para contrabalançar."


É possível que o telespectador veja a romântica Helena contracenando com o amargo Brás Cubas.
A minissérie fará uma colagem de trechos de ''Helena'', ''Memórias Póstumas de Brás Cubas'', ''Quincas Borba'' e ''Memorial de Aires''.

''A idéia é mostrar a dualidade machadiana, juntando textos onde o autor diz e desdiz quase tudo'', afirma Solange.
Mais uma vez, ela dará o tratamento final de texto a uma sinopse de Ivani Ribeiro, que morreu em julho deste ano.

''Sarau'' deve estrear no segundo semestre de 1996.
Estão cotados para o elenco Tarcísio Meira, Glória Menezes, Antônio Fagundes e Glória Pires.

Fonte: Folha de São Paulo
Fernanda da Escóssia e Mônia Soares




EM TEMPO
O projeto acabou sendo abortado, e no ano seguinte, a autora Solange Castro Neves desentendeu-se com a produção da Rede Globo quando escrevia a novela "Quem é Você?", indo para a Rede Record.
.
.

Um comentário:

TH disse...

Acredito que seria um projeto extraordinário....
Mas eu gostei de "Quem é vocÊ" - está elencanda em meus fracassos favoritos! rs