quinta-feira, 16 de agosto de 2007

PERSONAGENS INESQUECÍVEIS
.
.
PERPÉTUA (Joana Fomm) na novela "Tieta" (1989) - Rede Globo
.
.

Perpétua é filha de Zé Esteves e viúva de Major Cupertino.
Mesquinha, invejosa e autoritária, se acha no direito de comandar a vida de todos. Não sossegou enquanto não conseguiu escorraçar Tieta, "aquela que se diz sua irmã", de Santana do Agreste. Hipócrita até o último fio de cabelo , que aliás ela nem tem, a falsa beata só olhava para o próprio umbigo. Suas promessas eram pagas à custa da infelicidade dos outros, e de olho no dinheiro da irmã, que voltara rica para sua terra natal, não exitou em jogar o próprio filho nos braços dela.
Amorzinho e Cinira, suas melhores "amigas", tiveram seus desejos castrados por esse bacalhau seco até o último instante de sua permanência em Santana do Agreste. Depois de ser desmascarada na frente de todos, seus segredos mais íntimos foram revelados. Todo mundo ficou sabendo o que era que esse tribufu guardava com todo o cuidado dentro de uma caixinha em seu quarto...Deixa pra lá...
O que era mais difícil para Perpétua era ver a felicidade dos outros. Uma de suas últimas maldades foi revelar à Carmosina, melhor amiga de Tieta, a verdadeira identidade de seu amante. Perpétua foi direta e categórica: "Tieta pagou Gladstone pra lhe inaugurar!".
.
Por onde anda Perpétua? Ninguém sabe, ninguém viu. Dizem que ela foi vista lá pelas bandas de Buraco Fundo. Há quem diga que esse bacalhau seco já foi pro quinto dos infernos e a essas alturas está fazendo companhia para o Major e para Zé Esteves, mas isso ninguém sabe ao certo...

Um comentário:

Aldo Marcell disse...

Olá
Escrevo desde a Nicaragua, onde a novela Tieta foi transmitida no ano 1992, com muito sucesso.
Foi apresentada dobrada ao espanhol, mais assim Eu gosto das cenas faladas em portugues, como as que Eu olho na internet.
Ha muitas cenas inesqueciveis, e uma coisa que falou a gente de Nicaragua foram os misterios da novela, como aquela caixa onde Perpetua guardaba uma coisa pornografica.
Eu lembro algumas cenas que Eu gostaria ver de novo, um e cuando a Elena (a ex mulher de AScanio) viu a caixa de Perpetua e ista a golpeou, que cuase a mata. Esta cena gostaria voltar de ver.
A outra e cuando tudos vem a caixa mesma, no final da novela.
Outra cena inesquecivel foi onde sai o Pastor Hilario, enfrentado na plaza pelo Bafo de Bode.
Eu admiro este site,porque me faz lembrar essos tempos.
Em meu pais as novelas brasileiras sao as preferidas desde ha mais de 30 anos.
Salludis Cordiales