domingo, 26 de agosto de 2007

TRILHAS


TE CONTEI? - NACIONAL (1978)
.

"Te Contei?" vem de uma safra de trilhas de novelas em que as músicas eram conhecidas pelos telespectadores através da própria novela e seus personagens. A seleção de repertório está longe de ser uma coletânea de sucessos da MPB. Pelo contrário, grande parte das músicas do disco são de gosto duvidoso, de intérpretes bem populares (pra não dizer brega) e muitos deles desconhecidos do grande público na época. Ainda assim, as canções são bem simpáticas e bem adequadas aos personagens da obra de Cassiano Gabus Mendes. Aqueles que tiveram o privilégio de assistir à novela, certamente vão imaginar o rosto dos atores ao ouvir as canções da trilha, recentemente lançada em CD pela Som Livre.

Vamos começar com a parte boa do disco, ou seja, as exceções. "De Mim prá Você" é uma bela canção que beira a disco music, a coqueluche do final dos anos 70. A canção é do último disco do Secos & Molhados, antes do grupo se dissolver definitivamente; "Foi Assim" também é uma bonita canção que ganhou a bela interpretação de Fafá de Belém. Não há como não pensar no personagem Pedro, vivido por Hélio Souto, carregando suas ferramentas de encanador e na louríssima Ana Paula (Maria Della Costa); "Longas Conversas", do gaúcho Hermes Aquino, é outra grande surpresa do disco. A frase "Já não precisas mais voltar, pois na tua volta quase nada vais achar/ Já não preciso de você/Me fiz poeta inspirado no sofrer" embalava os momentos de solidão de Joca (Kito Junqueira); "Só Você" é outra canção melódica e com um belíssimo arranjo da ex-empregada doméstica Lady Zu, figurinha fácil na onda da discoteca nacional daquela época.

De resto, o que se ouve no disco são canções com bonitas melodias, mas pobres em letras e arranjos: "Cara de Pau", de Ana e Ângela, é tão safada quanto o cego Léo, personagem de Luiz Gustavo; "Solidão", tema de Adelita (Estér Góes) traz a bonita voz de Rosimary; "Desencontro" tema de Luciana (Suzana Vieira) é defendida por Vanusa e "Não Consigo", que fez muito sucesso na época, pelo grupo Impacto.

Uma seleção de músicas populares, de ritmos fáceis de gravar e cantarolar e sem muita qualidade fazem de "Te Contei?" uma trilha para cair no esquecimento. "Entrou por um ouvido e saiu pelo outro. Quem quiser que compre outro", o que aliás, deve!

.

Curiosidade: esta trilha é a última a conter o logotipo antigo da gravadora. O centro do vinil era com o fundo verde, trazendo o desenho do famoso espiral azul, que funcionava também como hipnotizador para os mais sensíveis. A trilha de "Te Contei?" internacional já vinha com o logotipo definitvo da Som Livre, com o centro do disco tendo um fundo branco, mostrando um grande "S" em diferentes tons de azul.

.
Guilherme Staush
.
.
Foto: Dusty Groove America

.

Um comentário:

Unknown disse...

A Lady Zu, que canta o tema da Sabrina (Wanda Stefânia), chama-se na verdade Zuleide. Daí, saiu "Lady Zu".
A cantora teve outra música em trilha de novela - "Samba Soul", em Dancin' Days.