domingo, 31 de agosto de 2008

TRILHAS


UM SONHO A MAIS - NACIONAL


Proveniente da maravilhosa safra da música popular brasileira do início dos anos 80, a trilha sonora nacional da novela "Um Sonho a Mais", lançada pela Som Livre em 1985, mistura o som dos meteóricos grupos de pop rock do início daquela década com grandes nomes da MPB.

O disco abre com "Chuva de Prata", o grande sucesso do álbum "Profana", de Gal Costa. A música já havia estourado no Brasil inteiro quando entrou para a novela, e ganhou um toque especial embalando as cenas de Valéria, personagem de Maitê Proença, no auge de sua beleza.

Na linha MPB a trilha oferece ainda a belíssima "Infinito", de Djavan, uma canção que não fez muito sucesso, mas que está entre as mais bonitas do cantor.

Ivan Lins aparece com "Juntos", que tem a participação de George Benson, e Tim Maia cede sua voz para interpretar mais um mesmo sucesso romântico-brega de Michael Sullivan e Paulo Massadas, "Leva". A dupla assina também a faixa "Whisky à Go-go", o tema de abertura da novela interpretado pelo incansável grupo Roupa Nova. Bonitinha, mas ordinária...

Na linha pop rock há várias canções bonitas de roqueiros mal sucedidos da década de 80, como a banda Degradée e sua "Mais que um Sonhador", tema de Mônica (Tássia Camargo) e Joaquim (Edson Celulari); "Me Leva pra Casa", do falecido roqueiro Joe; "Garota do Ano", de Arnaldo Brandão, e a bonitinha balada do Rádio Táxi, "Vivendo Ilusão".

Lobão, depois do sucesso "Me Chama", conquistava de vez o cenário do rock dos anos 80. Na trilha ele aparece com "Corações Psicodélicos", que no mesmo ano ganhou uma versão bossa-nova e bem mais bonita do grupo Roupa Nova; Já a Blitz mostrava seus primeiros passos em rumo à decadência com sua "Egotrip", enquanto Os Paralamas do Sucesso despontavam para o sucesso, ainda colhendo os frutos de seu segundo e bem sucedido álbum, "O Passo do Lui". Na trilha eles assinam a faixa "Me Liga", que hoje é tocada com a mesma gravação na novela "Chamas da Vida", da Record.

Wanderléa regravou "Menino Bonito", sucesso de 1972 da cantora Rita Lee, tema da personagem de Roberto Bataglin. A música ganhou um clip no "Fantástico", inclusive com a participação do ator.

A grande surpresa do disco foi a inclusão de "Shy Moon", do álbum "Velô", de Caetano Veloso. A canção tem a participação vocal de Ritchie, porém, a impiedosa edição limitou-se a deixar apenas uma frase pronunciada pelo cantor na minúscula faixa. A música foi tema de Volpone (Ney Latorraca) e Estela (Sílvia Bandeira), e é uma das mais bonitas do disco.

Assim é a trilha de "Um Sonho a Mais", que tem uma ótima seleção de repertório, tanto para quem gosta do rock descartável ou da legítima MPB do anos 80. Uma trilha dançante, empolgante e por vezes, extremamente romântica. Há pelo menos dois crimes cometidos pela edição nas faixas "Shy Moon" e "Infinito", as duas vítimas da vez.
Os amantes das trilhas de novela aguardam ansiosamente pelo lançamento em CD.

Guilherme Staush
.
.
Foto: Mercado Livre


Faixas do LP

1. CHUVA DE PRATA - Gal Costa
2. MAIS QUE UM SONHADOR - Degradée
3. INFINITO - Djavan
4. ME LIGA - Os Paralamas do Sucesso
5. ME LEVA PRA CASA - Joe
6. LEVA - Tim Maia
7. WHISKY À GO-GO - Roupa Nova
8. EGOTRIP - Blitz
9. SHY MOON - Caetano Veloso (participação especial: Ritchie)
10. MENINO BONITO - Wanderléa
11. JUNTOS - Ivan Lins (participação especial: George Benson)
12. CORAÇÕES PSICODÉLICOS - Lobão
13. VIVENDO ILUSÃO - Rádio Táxi
14. GAROTA DO ANO - Arnaldo Brandão (participação especial: Brylho)
.
.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

VÍDEO

.
.
.
.
..
.
.
.
.
.
.
.
.
Edição de imagens mostrando o elenco (quase) completo da novela.
.
Edição e disponibilização do vídeo: hclchicago (you tube)
.
1980










Agnaldo Rayol é o astro da nova novela da Bandeirantes - A Deusa Vencida!


Revista Ilusão (1980)


quinta-feira, 28 de agosto de 2008

MUSICAL
.
.
SUPERTRAMP - FREE AS A BIRD


"Free as a Bird" foi tema das personagens Solange (Lídia Brondi) e Afonso (Cássio Gabus Mendes), na novela "Vale Tudo" (1988).

A música faz parte do álbum homônimo da banda inglesa Supertramp, que dissolveu-se logo após o lançamento desse disco.
.
Curiosamente a canção-título não fez muito sucesso, a não ser no Brasil pelo fato de ter sido incluída na trilha da novela. Já a faixa "I'm Beggin' you" tornou-se o carro-chefe do LP da banda, lançado em 1987.



Veja o videoclip original da música "Free as a Bird", com a banda Supertramp.



Vídeo: Froy2
.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008













Rede Globo reprisa "Mulheres Apaixonadas".

Acabou o mistério! Depois de tantas especulações sobre a substituta de "Cabocla", a Rede Globo finalmente começou a veicular as chamadas de "Mulheres Apaixonadas", a próxima reprise da sessão Vale a Pena Ver de Novo. A emissora estranhamente optou pela novela mais forte da década no horário das 8 para ser exibida à tarde. Embora tenha prometido uma edição especial para suavizar a trama de Manoel Carlos, os pontos altos da novela foram mesmo as cenas de sensualidade e violência que contornaram os temas fortes que foram abordados: adultério, alcoolismo e homossexualidade.
.
No elenco estão Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Cláudio Marzo, Vera Holtz, Giulia Gam, Natália do Valle, Rodrigo Santoro, Paloma Duarte, Marcello Antony e Camila Pitanga, entre outros.

.

.

VÍDEO

.

Reveja a primeira abertura da novela

Vídeo: Flaviomaj

.


2001












Momentos decisivos da novela!

O fim de Léo.
Xande é filho de Lobato.
Yvete tem gêmeos.
Tavinho nao é o pai do bebê de Karla.
O primeiro beijo de Nazira.


Revista Ti ti ti (2001)


sábado, 23 de agosto de 2008

1988


O MILK SHAKE DA ANGÉLICA!








UM CORAÇÃO ADOLESCENTE - Angélica estréia o musical Milk Shake para conquistar os jovens e o público do Chacrinha.
Texto escrito por Helena Tavares e publicado no Jornal do Brasil do dia 31/07/1988.



Angélica Ksyvicks quer agora ser a Xuxa dos adolescentes. Nada demais. Depois de conquistar os baixinhos insaciáveis apenas aos afagos da midas de microssaia da Globo, a doce loirinha tenta arrebatar o coração de caras espinhentas a partir de sábado, das 16 às 18h, com o musical Milk Shake. É a aposta da Manchete de abocanhar as fatias de audiência que ficaram órfãs com a morte de Chacrinha. "O programa será feito de uma porção de som, pitadas de humor e algumas doses de entrevistas", define o diretor artístico da emissora, Jayme Monjardim. Além da participação do auditório jovem, Milk Shake aposta no impacto de um cenário recheado de motocicletas, carros antigos e personagens tirados das histórias em quadrinhos e da mitologia grega. Quem já viu um programa quase igual deve estar ultrapassando a juventude, mas pode ser que desta vez dê certo.

"E um desafio apresentar um programa para jovens, mas não pretendo esquecer meu lado infantil"; diz Angélica. Um consolo para as crianças. A apresentadora continuará comandando o infantil Clube da Criança, que agora vai ao ar só de segunda a sexta sempre às 16h. Num e noutro, o esquema é o mesmo. Dançando e brincando com o auditório, Angélica receberá em Milk Shake cantores e bandas que fazem sucesso.

Para a estréia estão confirmados o Barão Vermelho, Eduardo Dusek, Kid Abelha, Para-lamas do Sucesso, Nico Rezende, Ego Trip e Zero. Ah! Claro: lá estarão também Kátia e os intragáveis meninos do Dominó. Gravado todas as segundas-feiras, o programa insiste ainda na fórmula dos playbacks nos musicais. Resta apostar no charme da loirinha.

Com as crianças, o carisma da apresentadora garantiu-lhe fama e o passaporte para o cinema, onde estreou com o último filme dos Trapalhões. Além do título, de duvidosa honraria, de "cópia quase fiel da Xuxa". Mais que isso, também um boato promissor: o de que estaria cogitada para substituir a rainha dos baixinhos no programa infantil da Globo para que Xuxa pudesse comandar um especial nas tardes de domingo ou ocupar o vácuo deixado por Chacrinha. "Não estou sabendo de nada, mas sempre sou mesmo a última a saber", diz Angélica. Seu empresário Paulo Ricardo não tem dúvida: "Ela tem tudo para brilhar no novo programa". A questão é se coração juvenil rende a mesma audiência que as carências infantis.

Fonte: TV Pesquisa (PUC-RIO)

.

VÍDEO

Abertura do musical "Milk Shake".



Vídeo: Canal Aberturas de Novelas (You tube)


sexta-feira, 22 de agosto de 2008

1987






O ENCONTRO MAIS ESPERADO DA NOVELA.
Os sósias Denizard de Mattos e Paulo Della Santa cara a cara!
.
.
Revista Contigo! (1987)



quarta-feira, 20 de agosto de 2008

1979


BASTIDORES DA TV
Poucas & Boas


Revista Contigo! (1979)

sábado, 16 de agosto de 2008

IMAGENS DO PASSADO
.
.
MILA MOREIRA
.
.
1979























Foto: Revista Contigo! (1979)
.
1967
.
.
ANASTÁCIA
A MULHER SEM DESTINO


A nova novela das 8 da Rede Globo é escrita por Emiliano Queiróz e Janete Clair, com supervisão de texto de Glória Magadan e direção de Henrique Martins.























Colaboração: Carol Cor-de Rosa

.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

VÍDEOS











O Memória da TV disponibilizou em seu canal, no Youtube, o último capítulo da novela "Baila Comigo" na íntegra. Reveja as emoções finais de um grande sucesso de Manoel Carlos que foi ao ar em 1981.

Para acessar os vídeos, clique na imagem abaixo.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

1984









Célio Cruz consegue finalmente colocar as mãos em sua tão desejada coroa!
.
.
Revista Amiga (1984)


terça-feira, 12 de agosto de 2008







SACANAL
Sátira da novela "Pantanal" publicada pela revista MAD.






.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.






.
.
.
.
.
.
.
.
.
Colaboração: Fernando Russowsky
.

sábado, 9 de agosto de 2008

FOTO HISTÓRICA


Frau Herta (Norma Blum) na primeira versão da novela "Ciranda de Pedra" (Globo - 1981)






















Foto: Revista Amiga (1984)
.
1999











ROMANCE À ITALIANA
Globo começa as gravações de "Terra Nostra", a substituta de "Suave Veneno".


Revista Contigo! (1999)


CENAS INESQUECÍVEIS









Celeste (Yara Amaral) e Glória (Betty Faria) discutem no hospital onde Lurdinha (Malu Mader) foi levada para fazer um aborto. Cena da minissérie "Anos Dourados" (1986), escrita por Gilberto Braga.


sexta-feira, 8 de agosto de 2008

1984



Rede Manchete



AMOR SEM BARREIRAS

A jovem Maria Eduarda (Cláudia Magno) é apaixonada pelo cinqüentão Rudy (Rubens de Falco) na minissérie "Viver a Vida", escrita por Manoel Carlos.


Revista Amiga (1984)



terça-feira, 5 de agosto de 2008

1980












O MOMENTO MAIS AGUARDADO DA NOVELA!
Nelson conta para Maria Helena que é seu pai!
.
.
Revista Ilusão (1980).


domingo, 3 de agosto de 2008

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

VIAGEM NO TEMPO



Renato Aragão no "Criança Esperança";
Silvio Santos na Tupi;
Vera Fischer em "Riacho Doce";
Miguel Falabella no "Video Show".


Revista Contigo (1991)
MUSICAL

GUILHERME ARANTES - AMANHÃ
.
.
Videoclip original da música "Amanhã", de Guilherme Arantes, apresentado no "Fantástico", em agosto de 1978.
A música foi tema de Júlia Mattos, personagem de Sônia Braga na novela Dancin' Days".



Assista Online

Ache outros vídeos como este em Memoria da TV