sábado, 29 de agosto de 2009

As Transas e os Caretas numa curiosa novela oitentista.


por: Wesley Vieira


Uma mãe controladora e seus dois filhos. Um é recatado e vive à moda antiga. O outro é boa-vida e cercado de modernidades. Solteirões convictos, a mãe arruma uma mulher para se casar com um deles e lhe dar um herdeiro. Essa era a história principal de “Transas e Caretas”, curiosa novela de Lauro César Muniz, produzida e exibida pela Rede Globo do dia 9 de janeiro a 21 de julho de 84 no horário das 19h. A novela teve a difícil missão de substituir o mega-sucesso “Guerra dos Sexos”, e se não teve o mesmo êxito, pelo menos marcou época por conta das excentricidades cibernéticas inseridas em sua trama, tais como o Atari da abertura e o robô Alcides. Que tal relembrarmos a história dessa novela que é a cara dos “modernos” anos 80?
.


O MOTE PRINCIPAL
A mãe controladora é a velha senhora Francisca Moura Imperial (Eva Wilma), conhecida como FMI, uma milionária excêntrica e mãe de dois filhos: Jordão (Reginaldo Faria), fruto de seu casamento com Jacinto Cintra (Henrique Martins), e Tiago (José Wilker), descendente do seu relacionamento com Roberto Leme (Paulo Goulart). Jordão e Tiago são completamente diferentes. Enquanto o primeiro é adepto às tradições seculares e totalmente retraído em relação às mulheres, o outro é ligado às novas tecnologias e vive rodeado de mulheres charmosas. Daí vem o título TRANSAS, representando Tiago e CARETAS, fazendo alusão ao sisudo Jordão.
.
QUEM É A NOIVA?
Sabendo que Francisca anda questionando sobre os rumos da família, Tiago resolve se casar com uma misteriosa mulher. No entanto todos ficam surpresos quando surge uma macaca no lugar da noiva. Para se vingar da brincadeira de mau gosto do filho, Francisca não titubeia e rasga todos os documentos da doação de seus bens que faria aos filhos.
.
PLÁSTICA E CHARUTOS
Mas Francisca quer mais e decide mudar de vida. Ela se interna numa clínica e faz uma cirurgia plástica ficando 20 anos mais jovem. Tiago e Jordão estranham a nova atitude da mãe, principalmente com a sua nova mania: fumar charutos. Se não bastasse todas as mudanças de comportamento, Francisca inaugura o Centro das Artes e com a ajuda de Dusa promove um concurso para escolher a Musa do local. Na verdade essa Musa será a mulher escolhida para se casar com um de seus filhos e lhe dar um neto.
.
O ANTIGO E O MODERNO
Jordão vive num apartamento antiquado e tem aulas de violino e cravo com a tímida e apaixonada Sofia (Renata Sorrah). Além disso, ele tem em Dorinha (Zezé Motta) uma excelente amiga e serviçal, fazendo as vezes de mucama. Já Tiago, morando num flat modernoso, apresenta aos amigos o seu moderno mordomo: um robô chamado Alcides. Usando o novo mordomo como pretexto, Tiago atrai todas as mulheres para seu habitat.
.
UMA LINDA MULHER
Do outro lado da história, está a bela Marilia (Natália do Valle). Ela é filha de Joaquim (Joffre Soares) e Dalva (Yolanda Cardoso) e irmã da sofrida Ana (Aracy Balabanian), casada com o machista Marcos (Jece Valadão). A família passa por uma difícil situação financeira devido aos problemas de saúde de Joaquim.
.

A MUSA DO CENTRO DAS ARTES
Marilia namora Dirceu Valente (Paulo Betti), um artista plástico que tenta se impor no mercado das artes. As histórias se unem quando Dirceu procura Francisca para mostrar o seu trabalho. É assim que ele fica sabendo pela procura da musa do Centro das Artes e convence a namorada a se inscrever. Um coquetel é promovido para escolher a musa e os jurados escolhem a espevitada Catarina (Cristiane Torloni). No entanto, Francisca não vai com a cara da moça e já de posse dos seus argumentos, ela diz que Marilia é a verdadeira ganhadora.
.
O PLANO DE FRANCISCA
A partir daí as confusões se iniciam. Marilia aceita seduzir Jordão em troca de uma boa mesada. Ela deixa Dirceu de lado e começa um jogo de mentiras com o propósito de atrair o tímido filho de Francisca e tendo a própria como mentora de todas as situações.
Numa festa que Francisca preparou para que Marilia fisgasse Jordão, ocorre um acaso quando Tiago e ela se beijam. Ela some misteriosamente e Tiago passa a procurar pela linda mulher. Durante um tempo, Marilia namora os dois irmãos ao mesmo tempo e se mostra extremamente dividida.
.
A DESCOBERTA
Então, através das armações da dupla Luciana (Lidia Brondi) e Claúdia Cowboy (Monica Torres), Tiago descobre que Marilia é a namorada de seu irmão. Magoado, ele, que sempre foi um conquistador cercado de mulheres, percebe que está apaixonado, mas decide se separar.
Não demora muito para Francisca marcar o casamento de Marilia e Jordão. É nesse momento que Marilia descobre estar apaixonada por Tiago e tomada por um impulso, ela abandona o noivo na porta da igreja. Ela e Tiago se escondem e vivem momentos de felicidade.
.
A REVIRAVOLTA
Jordão fica arrasado e vai curar as mágoas numa boate. No meio do caminho ele dá carona á dançarina Liana (Lady Francisco) e acaba dormindo em sua casa. Percebendo o interesse da moça, Jordão decide assumi-la como namorada e diz a Francisca que vai se casar. É claro que FMI é contra o casamento e investigando o passado de Liana, descobre que ela já foi presa. Com provas que a incriminam, Francisca tenta tirar Liana da vida de seu filho, mas a moça é irredutível e luta para se impor diante da poderosa mãe. Apesar do risco por conta da idade, Liana decide dar um filho á Jordão.
.
O BEBÊ DE OURO
Tiago e Marilia surgem e assumem o romance, mas uma armação de Luciana faz com que ele se vingue de Marilia, por considera-la interesseira. Uma fita de vídeo, onde Marilia assume que foi comprada é a prova para acabar com a sua imagem de boa moça. Então, se achando muito esperto, ele convoca um ator para se passar por juiz no intuito de promover um falso casamento com Marilia. Porém, para sua surpresa, Francisca pagou um juiz de verdade e o casamento foi válido. Agora eles estão casados e diante das circunstâncias, se separam. Essa separação veio no momento exato em que Francisca criou mais uma brincadeira: a corrida ao bebê milionário. O primeiro neto que nascer vai ganhar um bilhão.
.
UM OUTRO AMOR
Enquanto isso, Marilia continua separada de Tiago e inicia atividades na empresa de Régis (Claudio Correa e Castro). Ele é exatamente como Francisca e também deseja que o seu único filho, Douglas (Claudio Cavalcanti), lhe dê um herdeiro. Ele percebe que Marilia pode resolver o seu problema e aposta todas as suas fichas nesse romance.
Paralelamente á essa trama, Tiago se vê envolvido em estranhos acontecimentos com o seu robô Alcides e recebe o convite para uma viagem sem volta pelo mundo cósmico. Inconformado pela perda de Marilia, ele pensa em partir com Alcides, mas diante da nave espacial que o levará para outro mundo, Tiago desiste e se despede do Robô.
.
FINAL FELIZ
Próximo ao final, Marilia viaja para os Estados Unidos e retorna seis meses depois com um barrigão. Ela e Liana entram em trabalho de parto na mesma época e todos apostam suas fichas no primeiro bebê que vai nascer. Liana tem um menino e vai para o CTI. Antes, pede a Sofia que cuide de seu filho. Já Marilia tem uma menina a quem chama de Natália. Ela se reconcilia com Tiago. Francisca respira aliviada. Agora o nome da família vai prevalecer por todos os séculos. Ela que passou a história sendo assediada pelos dois ex-maridos, se acerta com Roberto e todos comemoram com um big casamento tendo inclusive Liana que conseguiu sobreviver. O buquê é jogado e quem pega é a mesma macaca que quase se casou com Tiago. Final feliz para uma curiosa história onde o passado e o presente se uniram e provaram que ninguém é exatamente tão careta e também nem tão moderno assim.



.
.

5 comentários:

Duh Secco disse...

Esse texto só fez aumentar a curiosidade que tenho sobre Transas e Caretas. Muito bom!

Unknown disse...

Nossa foi muito bom rever a sinopse e muito mais de Transas e caretas...Na época achei um terror a novela substituir Guerrta dos Sexos.Só me conformei qd entrou Vereda Tropical.O pior é q tudo q ta escrito aqui eu me lembro na novela.Só não falaram do fantasma da Norma Geraldy...rs

De qq forma,mesmo pra época foi uma novela besta!

Unknown disse...

Ah...E um moleque rico perto da minha casa qd eu era criança tinha um Atari desses...Eu tinha raiva dele pq qd ele ia la em casa,só convidava meu irmão,q era amigo dele, pra ir jogar esse video game...arghhhhh Eu tinha q me contentar com as brincadeiras de rua mesmo...Era um Jordão da vida e meu irmão ,um Thiago!kkkkkkkkkk

Luiz Lemos do Rio disse...

Lady Francisco vinha do sucesso da Gisela de Louco Amor e aparecia num personagem menor, que só entrou na novela na reta final. Transas & Caretas pode ter tido todas as deficiências citadas, mas para mim, na época com 12 anos era um barato. O apartamento do Tiago era o cafôfo dos sonhos de todo moleque naquela época. Saudade. Destaque para o robô "Al" (Alcides) que chegou a fazer comercial do antigripal Coristina junto com o José Wilker.

Luiz Lemos do Rio disse...

Ah, destaque também para a deliciosa música do tema de abertura (afinal eram os anos 80...) defendida pelo inacreditável Trio Los Angeles em seu ápice. Os caras estavam acostumados a programas estilo "Qual é a Música" no SBT e um tema de abertura de novela da Globo foi o auge para o trio brega de mambo-pop.