sábado, 29 de agosto de 2009

ENTREVISTA com
ELIANE GIARDINI


por: Aline Reis



No ar em Caminho das Índias, Eliane Giardini fala nesta rápida entrevista sobre suas memórias televisivas e sobre o resgate da memória da televisão brasileira na internet.


Quais as tuas melhores memórias da televisão? Quais programas que marcaram a tua vida? Por quê?

Minhas memórias televisivas são bem antigas. Minha familia teve uma tv bem no começo, não me lembro exatamente quando, mas os programas que eu mais gostava eram as novelas, programas de humor e musicais. Acho que a primeira novela que vi era com o Sergio Cardoso e a Nivea Maria. Outro programa, acho que chamava Times Square, um musical, eu me lembro perfeitamente do Daniel Filho ainda casado com Dorinha Duval cantando. E havia também um programa sobre memória musical chamado Essa Noite Se Improvisa, onde Chico Buarque e Caetano Veloso brilhavam...
.
Sites como o YouTube são uma grande fonte de programas antigos de televisão, boa parte deles não reprisados pelas emissoras nem lançados comercialmente para venda. Muitas vezes as emissoras, incomodadas, solicitam a retirada dos vídeos do ar. Qual a tua opinião sobre esses vídeos antigos postados na internet?

Eu adoro, visito muito.

.
Ainda sobre o assunto anterior, por que tu achas que as emissoras mantêm essa postura? A falta de qualidade dos programas antigos e o combate a pirataria podem ser citados como fatores que influenciam a decisão de tirar os vídeos de sites como o YouTube?
.
Eu acho que a internet está trazendo um continente novo a ser descoberto, mapeado , regularizado etc. Acho que tanto a música como a imagem estão se adaptando e achando novas formas de se acomodar a essa nova realidade. Tudo, aliás, está se reconfigurando a partir do novo paradigma que a revolução científica do século XX nos legou. Então, acho que há todos esses motivos citados acima e mais alguns, claramente econômicos.
.
Boa parte dos teus personagens na televisão são sucesso de público, permanecendo na memória do telespectador. Dentre eles, de qual ou quais tu guardas as melhores recordações? Por quê?
.
São poucos os que não me trazem boas recordações. É muito tempo em cada um deles, uma novela leva perto de 10 ou 11 meses de convivência. Nossa mente, muito sabiamente vai editando as cenas prediletas, com as melhores conversas de camarim, novas amizades, algumas paixões, reencontro de antigas grandes amizades, a música que mais tocou, tudo vira uma outra novela, uma novela particular que é só minha. Aí fica difícil destacar uma ou outra. É claro que há personagens que se destacaram, e hoje, eu percebo que o mérito é quase inteiramente do autor. Ou de um momento de feliz coincidência de um autor e ator inspirados. Destaco nesse sentido, a Dona Patroa do Benedito Ruy Barbosa, a Nazira e a Neuta da Gloria Perez, a Caetana e a Tarsila da Maria Adelaide Amaral.
.
Invariavelmente, o resgate de antigas produções na internet contempla produções em que tu participaste. Como atriz, tu comparas o teu trabalho de hoje com os anteriores?
.
Inevitável.
.
.

Nenhum comentário: