CANAL MEMÓRIA DA TV (escolha uma atração para assistir)

CONTROLE REMOTO (especial) - TÚNEL DO TEMPO

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

TRILHAS

.

SOL DE VERÃO internacional

por Guilherme Staush

.

Depois do imenso sucesso da trilha nacional da novela "Sol de Verão"(ver comentário AQUI) , repleta de sucessos da época, a Somlivre lançou, no início de 1983, a trilha internacional da novela.

O disco abre com "Baby I Need Your Loving", uma canção lançada em 1964 pelo grupo vocal "The Four Tops", e sucesso três anos depois na voz de Johnny Rivers. Aqui ela ganhou uma nova roupagem bem anos 80, e ficou mais dançante, bem gostosa de ouvir, na voz de Carl Carlton.

A balada seguinte "Don't Look Back", do grupo inglês The Korgis, é uma das mais bonitas do disco e uma das únicas músicas da banda conhecidas aqui no Brasil.

Um grande destaque da trilha foi "I Don't Wanna Dance", de Eddy Grant, que foi bastante executada na novela quando aparecia Miguel, personagem de Mário Gomes, que na novela praticava o caiaquismo. Eddy conseguiu emplacar alguns sucessos em trilhas de novelas nessa época (Electric Avenue em "Louco Amor" e Till I Can't Take Love No More em "Voltei pra Você").

"Situation", de Yazoo, e "Voyeur", de Kim Carnes, têm gosto de verão! Talvez sejam as duas músicas do disco que melhor sintetizam a trilha, ou pelo menos, o que ela deveria ter sido!

"Save a Prayer", do Duran Duran, é um dos maiores (e poucos) hits presentes na trilha, e a "baba" "Hard To Say I'm Sorry", da banda Chicago, já era sucesso antes mesmo da novela começar, e embalou o romance do casal Abel (Tony Ramos) e Clara (Deborah Bloch).

A trilha ainda tem a balada "Love Leads to Madness", da banda escocesa Nazareth, já em decadência na época, e a dançante "Wot", do álbum de estreia da banda Captain Sensible.

Destaque para a bonita música instrumental "Fallin' in Love", que caiu como uma luva para a angustiante personagem Sofia, vivida pela atriz Yara Amaral.
.

A ausência de alguns grandes hits ou de músicas que tivessem a cara do nosso verão comprometeram seriamente a trilha da novela. Esperava-se que a trilha internacional se mantivesse na mesma linha da trilha nacional, que estava recheada de sucessos brasileiros daquele verão, o que infelizmente não aconteceu. O disco traz poucos hits, mesclados a algumas músicas desconhecidas, porém boas, mas faltou qualidade na seleção do repertório e uma maior organização na sequência das faixas, como teve a trilha internacional da novela Final Feliz, por exemplo, lançada na mesma época.

O resultado não poderia ter sido diferente: temas pouco explorados na novela e uma vendagem abaixo da expectativa.

"Sol de Verão" é uma das trilhas internacionais de novelas das 8 mais fracas da década de 80.



CURIOSIDADES

- A capa da trilha traz uma modelo tomando um sorvete "Sem Nome" (marca de sorvete nascida a partir da perda judicial da marca Hébom para a Kibom, e que, sob forma de protesto, acabou ficando registrada como Sem Nome).

- A música "Do That To Me One More Time" já havia sido sucesso na voz de Susan Case and Sound Around, na trilha internacional da novela "Água Viva", três anos antes. Aqui ganhou uma nova versão na voz de Latimore.

- Charles Aznavour, um dos maiores ícones da música francesa, apareceu em apenas duas trilhas de novelas na década de 80. Curiosamente, suas duas canções foram temas escolhidos para uma mesma atriz: Beatriz Segall. Em Sol de Verão, a música "Être" foi tema de Laura, e em "Vale Tudo", a música "Il Faut Savoir" embalou os momentos de angústia da terrível vilã Odete Roitman.

- Em um dos capítulos da novela, Clara (Débora Bloch), duranta uma conversa por telefone com Miguel (Mário Gomes), conta ao rapaz que comprou um disco maravilhoso, repleto de músicas quentíssimas. O disco em questão é a própria trilha internacional da novela. Ela coloca vários trechos de músicas para o rapaz ouvir e comenta cada um deles.
Esse, sem dúvida, foi um dos melhores merchandisings de trilhas sonoras já inseridos numa novela.




Faixas do disco:


1. Baby I Need Your Lovin' - Carl Carlton
2. Don't Look Back - The Korgis
3. Être - Charles Aznavour
4. I Don't Wanna Dance - Eddy Grant
5. Hard To Say I'm Sorry - Chicago
6. Wot - Captain Sensible
7. Hypnos - Future World Orchestra
8. Situation - Yazoo
9. Save a Prayer - Duran Duran
10. Voyeur - Kim Carnes
11. Love Leads To Madness - Nazareth
12. Love And My Best Friend - Janet Jackson
13. Do That To Me One More Time - Latimore
14. Fallin' In Love - Sunset

.
Produção Musical: Guto Graça Mello

.

3 comentários:

Rodrigo disse...

Muito boa essa trilha! É uma das minhas preferidas.
Final Feliz - Internacional também era uma trilha fantástica. Aliás, pra mim, a década de 80 foi o auge das trilhas de novelas. Foi uma fase em que a gente conhecia as músicas e elas viravam sucesso através das novelas. Era totalmente o oposto de hoje, quando fazem a merda que foi a trilha nacional de "Caminho das Índias", recheada de músicas velhas.

Mas eu acho que a divulgação da trilha internacional de Sol de Verão foi um pouco prejudicada pela morte do Jardel Filho, o centralizador de toda a trama. Por isso que a trilha não teve tanta força quanto a Nacional na época.

Vale lembrar que o sorvete Sem Nome era a maior sensação na época da novela. Era o sorvete daquele e de outros verões que viriam a seguir. E diga-se de passagem: muito mais gostoso do que o sorvete Kibon!

Eduardo José disse...

Uma das melhores trilhas de novela, internacional. Não interessou a Globo via SOM LIVRE, prensar muitas cópias desse LP, visto que a novela teve seu final abreviado. Não havia mais o apelo comercial que havia, tipo no tempo de "Cuca Legal" que após o final da novela, seu disco "Inter" continuou vendendo bem. Aliás o início dos 1980´s foi uma das melhores fases de trilhas na Globo!

Leonardo / Belo Horizonte disse...

Também sou fã desta trilha. Ela emabalou muitas das festinhas que eu participei e promovi na década de 1980 - meus "anos dourados". Alguém sabem informar por onde anda a modelo que ilustrou a capa?

Leonardo / Belo Horizonte