sábado, 29 de agosto de 2009

TRILHAS


SOL DE VERÃO - Nacional
.
por: Guilherme Staush
.
.
Seguindo a tendência das trilhas de novelas lançadas no início dos anos 80, “Sol de Verão”, de 1982, é composta essencialmente por grandes nomes da MPB mesclados ao que havia de melhor no pop rock, ritmo em ascendência na época.
.
O disco abre com um clássico do rock brasileiro: “Você não soube me amar”, primeiro grande sucesso da banda Blitz, que faria história naquela década como uma dos grupos mais significativos do gênero. A música não foi muito executada na novela, mas nem precisou ser. Já havia estourado em todo o país antes mesmo da novela começar. Em razão disso, serviu para ajudar (e muito!) nas vendagens do disco da novela.

.
Dalto era outro grande nome que despontava para o sucesso. Ele aparece com “Muito Estranho (cuida bem de mim)”, tema do protagonista Abel, vivido por Tony Ramos.

.
Na sequência, um clássico da MPB: “Bilhete”, de Ivan Lins e Vitor Martins, imortalizada com a brilhante interpretação de Fafá de Belém. A canção foi tema de Raquel (Irene Ravache).

.
Na área da MPB, aparecem também Djavan, com “Esfinge”, uma música “lado b” do cantor, que fez um razoável sucesso como tema de Heitor, interpretado pelo ator Jardel Filho, que morreria antes do final da novela; Nara Leão com a linda canção “Questão de Tempo”, de Kleiton & Kledir. A música embalava os sonhos românticos de Rogério (Oberdan Junior) com a menina Glorinha (Monique Curi); A dupla gaúcha assinava também o tema de abertura, “Tô que Tô”, interpretada por Simone, extraída do disco “Corpo e Alma” da cantora; Paulinho da Viola e Beth Carvalho aparecem com as apagadas “Só o Tempo” e “Tendência”, respectivamente, e Wando fecha o disco com a simpática “Sumida”.

.
Na área pop rock, merecem destaque a bonita canção “Coisas de Casal”, tema de Germano (Helber Rangel) e Flora (Isabel Ribeiro). A música foi gravada pelo Rádio Táxi, que ganhou esta composição de presente de Rita Lee; Lulu Santos entrava de vez para o cenário pop-rock brasileiro com a canção “Tempos Modernos”, um dos clássicos da década; Ricardo Graça Mello, que fez algumas gravações na época, aparece com “Tempo Quente”, e Guilherme Arantes assina “O Melhor Vai Começar”, a cara do verão brasileiro!
.
A grande surpresa do disco fica por conta do belíssimo dueto de Lucinha Araújo e Vital Lima em “Tal Qual Eu Sou”. Sem dúvida, uma das faixas mais bonitas do disco. Essa é de arrepiar!

.
Enfim, a trilha mescla muito bem a típica MPB da época com os primórdios do pop-rock brasileiro em faixas muito bem editadas, e cumpre, com louvor, a tarefa de ser uma trilha quente, tão quente quanto aquele inesquecível verão de 83.

.
.
CURIOSIDADES:
.
- O disco traz dois dos maiores sucessos da década de 80, e que virariam referência no cenário pop-rock brasileiro: “Tempos Modernos “e “Você Não Soube me Amar”. Os respectivos álbuns de Lulu Santos e da Blitz estariam entre os mais citados pelos especialistas como dois dos melhores álbuns pop-rock daquela década.
.

- Rita Lee faz uma pequena participação na faixa "Coisas de Casal", composição dela, gravada pelo Rádio Táxi. Ela faz um backing vocal quase imperceptível, limitando-se a pronunciar apenas uma palavra: "coisas", no meio da música.
.
- A música “O Melhor Vai Começar”, de Guilherme Arantes, foi também utilizada, na época, em um comercial de bronzeador, que teve o mesmo nome da novela.

.
.
Músicas da trilha:
.
01 - Você Não Soube Me Amar - Blitz
02 - Muito Estranho - Dalto
03 - Bilhete - Fafá de Belém
04 - Tempo Quente - Ricardo Graça Mello
05 - Tempos Modernos - Lulu Santos
06 - Questão De Tempo - Nara Leão
07 - Tô Que Tô - Simone
08 - Esfinge - Djavan
09 - O Melhor Vai Começar - Guilherme Arantes
10 - Tendência - Beth Carvalho
11 - Tal Qual Eu Sou - Lucinha Araújo - Partic. Especial Vital Lima
12 - Coisas De Casal - Rádio Táxi
13 - Só O Tempo - Paulinho Da Viola
14 - Sumida - Wando
.

Nenhum comentário: