sábado, 30 de outubro de 2010

EDITORIAL

Meu Deus! Como é difícil publicar uma revista! Conseguir a colaboração dos repórteres; revisar todas as matérias; cuidar do designer gráfico, enfim. Zelar por cada detalhe para oferecer o melhor ao leitor. Acredito que, depois deste trabalho árduo, conseguimos atingir o nosso objetivo. E espero que, assim como nós que produzimos esta edição, você possa se envolver e se deliciar com os textos publicados.

A segunda edição da Revista Memória da TV mantém o espírito da primeira publicação, feita no ano passado. São matérias de apaixonados por televisão em geral, membros do grupo Memória da TV, que visam promover o resgate da nossa história televisiva. É assim que neste número, por exemplo, você encontra uma ótima análise da também ótima Rainha da Sucata, realizada pelo querido Wesley Vieira. Matéria tão boa que levou a capa desta edição! Ainda na linha resgate, Guilherme Staush analisa Dancin’ Days, sucesso de Gilberto Braga, exibido em 1978, e disponível para download na internet graças a aficionados por telenovelas, responsáveis também pelas inúmeras comunidades Media Share espalhadas pelo Orkut, que servem de tema para uma matéria minha em parceira com Daniel Pepe. De minha autoria também é a reportagem que traça os perfis de Cláudia da Silva e Joana Flores, mocinha e vilã, se que é podemos classificar assim, de Fera Radical.
;
Guilherme Staush também assina uma segunda matéria, desta vez voltada para as velhas músicas presentes em novas aberturas, referentes aos temas utilizados na exibição dos créditos das novelas exibidas nesta última década. Música também é o tema da matéria assinada por Thiago Henrick, sobre os Festivais que tanto sucesso fizeram em outros tempos nas nossas emissoras de televisão.

Nossa revista também tem espaço para biografias. É o caso do texto de Fábio Costa sobre o dramaturgo Jorge Andrade. E para curiosidades, como a matéria de Walter Cerqueira sobre a evolução dos sites das novelas globais e a de Rodrigo Ferraz, a respeito dos talentos revelados na Malhação. Para as leitoras (e leitores também, por que não?), Aline Reis traz tudo sobre os esmaltes que estão fazendo sucesso nas novelas atuais. Vale a pena conferir!

É isso, queridos. Espero que gostem do conteúdo de nossa revista e comentem o mesmo. Nós, da redação, agradecemos desde já.

Boa leitura!
..
Eduardo Secco

.


ÍNDICE

Memória Da TV: Folhetim
Sucateira!
A luta da emergente Maria do Carmo contra a falida Laurinha Figueroa (Wesley Vieira)

Memória Da TV: Resgate
Dancin’ Days revisitada
Os embalos de Júlia Matos 32 anos depois (Guilherme Staush)

Memória Da TV: Documento
Em cena, no clicar do mouse
As comunidades Media Share resgatam grandes sucessos (Daniel Pepe e Eduardo Secco)

Memória Da TV: Mídia
Novela também na rede!
A evolução dos sites das novelas globais (Walter Cerqueira)

Memória Da TV: Clássicos
Tem música na tela!
Os festivais da canção fizeram a cabeça do público nos anos 70 e 80 (Thiago Henrick)

Memória Da TV: Música
Velhas músicas para novas aberturas
Os temas de abertura das novelas na última década (Guilherme Staush)

Memória Da TV: Biografia
O crítico da sociedade paulistana
A vida e a obra do dramaturgo Jorge Andrade (Fábio Costa)

Memória Da TV: Beleza
Bombando com as manicures!
Os esmaltes que fazem a cabeça das personagens e das telespectadoras (Aline Reis)

Memória Da TV: Curiosidades
Celeiro de talentos
Os grandes nomes revelados na Malhação (Rodrigo Ferraz)

Memória Da TV: Personagem
Uma mocinha vilã ou uma vilã mocinha?
O antagonismo das protagonistas de Fera Radical (Eduardo Secco)
.
.

3 comentários:

Unknown disse...

Adorei o Editorial Duh!! Imagino sim a trabalheira que deu para "parir" essa segunda edição da revista. Mas valeu a pena. Sucesso pra nós!! Abraços, Walter Cerqueira

Anônimo disse...

Uma trabalheira gostosa, Walter. Bom poder contar com a sua colaboração aí. ;)

Telinha VIP disse...

Parabéns pela revista de altíssimo nível. Adorei ler sobre Rainha da Sucata e Fera Radical, duas de minhas novelas preferidas!