sexta-feira, 29 de outubro de 2010









.
EVOLUÇÃO DOS SITES DAS NOVELAS DA TV GLOBO

Com o passar do tempo, emissora passa a ofertar novos recursos, visando o aumento do público na internet.



Por Walter Cerqueira



Muita coisa mudou na vida e comportamento dos noveleiros de plantão dos tempos das novelas das rádios AM até os dias atuais. Nessa intermitência, na qual as mulheres – principais espectadoras – passaram a ter uma vida profissional mais intensa e trabalhar fora de casa, outros meios de comunicação como os jornais e as famosas “revistas de fofocas” começaram a divulgar os resumos semanais das tramas e os futuros (não necessariamente verdadeiros) acontecimentos.

O advento da internet revolucionou na velocidade da luz os meios de comunicação e interatividade em todo o Planeta. Tal evolução fez com que os meios de comunicação e entretenimento evoluíssem na mesma velocidade. Nesse contexto, e em tempos onde outras mídias estão disponíveis 24h, as emissoras de televisão começaram a investir na divulgação de seu principal produto – a telenovela – nestas mídias.

Em março do ano 2000, com o lançamento do portal Globo.com na internet, as empresas do grupo começaram o processo de inserção virtual de diversos conteúdos. Neste ano foram ao ar as novelas Esplendor e O Cravo e a Rosa (18h), Uga-Uga (19h) e Laços de Família (20h). Para as primeiras novelas os conteúdos não eram muito diferentes dos existentes nos jornais e revistas impressas, sendo o conteúdo constituído pelos resumos de capítulos, perfil dos personagens e curiosidades dos bastidores, sendo o principal diferencial a disponibilidade de algumas cenas na internet e dos capítulos na íntegra para os assinantes da Globo.com





.








A interatividade dos telespectadores nos sites das novelas se deu inicialmente com a criação de enquetes disponíveis para os telespectadores darem suas opiniões, e em algumas seções como “Você na Novela”, “Novidades por email: receba por email as novidades da sua novela” e “Fale conosco: clique aqui e mande seu email” observadas, por exemplo, no site da novela Belíssima (2005).





.










Com os avanços da tecnologia e visando realizar um diferencial com relação a outras emissoras que também começaram a disponibilizar seus conteúdos na internet, os sites das novelas recentes da Globo, como Ti-Ti-Ti e Passione, oferecem ao telespectador/ internauta conteúdos exclusivos, como vídeos de alguns personagens falando da trama (Passione) e alguns entretenimentos paralelos, como os joguinhos do site de Ti-Ti-Ti. Ainda com relação a Ti-Ti-Ti, personagens da trama, como os protagonistas Jaques Leclair e Victor Valentin, além de outros da trama como Stella, Adriano e Beatrice M possuem Blogs que tem seus conteúdos disponibilizados para os internautas. Outra inovação interessante observada nos sites das novelas atuais é a disponibilidade de vídeos por personagens, desta forma, na internet, além de acompanhar a novela na íntegra (assinantes da Globo.com), ainda é possível para qualquer internauta ver as principais cenas das novelas, e também a evolução das cenas de cada personagem, clicando na foto ou nome do mesmo no resumo, fazendo abrir uma janela onde podemos ver todas as cenas gravadas por aquele/a ator/atriz.





.











5 comentários:

Anônimo disse...

Vale um adendo: a primeira reprise do Vale a Pena Ver de Novo a ter site foi Por Amor. A partir daí, todas as tramas reprisadas tiveram páginas na internet. Com pouco conteúdo, é verdade, como o site de Laços de Família, presente aí entre as imagens da matéria, demonstra. Com Mulheres Apaixonadas, os sites foram abolidos e passaram a ser publicados apenas o resumo das novelas, numa espécie de blog.

Jorge disse...

Bastante interessante.

Particularmente, não gostei do formato dos sites de Passione e Tititi, com a descrição dos personagens na primeira pessoa. Fica muito forçado, fake mesmo.

Tanto que em Araguaia já voltaram pro modelo antigo, que pra mim fica bem melhor.

Sobre os blogs dos personagens, há casos e casos. Os de Tititi ficam muito bem no contexto da novela. Mas lembram do Blog do Indra? Pois é, total forçação.

Já o da Luciana, de Viver a Vida, está até hoje no ar com atualizações esparsas e comentários. Acho que foi o melhor sucedido até agora.

E ainda há os personagens com perfil no twitter. O do Fred de Passione é pra MATAR de vergonha alheia, hahaha.

Já os de Tititi, como a novela é bem arejada e moderna, soam naturais.

Enfim, parabéns pela matéria e pela revista!

Telinha VIP disse...

Os sites evoluíram bastante! isso nos faz pensar até quando ainda veremos novelas pela TV? Qual o futuro das nossas novelas? A classe baixa hoje em dia tem acesso a internet e as melhorias de conexão (banda larga) estão avançando cada vez mais. Será que em breve a internet vai ser o veículo número 1 para a assistmos uma novela?

Guilherme Staush disse...

Confesso que nao sou de visitar os sites das novelas atuais. Eu visitava mais no início, quando tudo era uma novidade. Sempre acabo acessando a seção de vídeos da globo.com diretamente.

Obrigado pela colaboração, Walter!
Tá sumido, hein? rs
Abração!

TH disse...

Walter, que bela analise! E d eum tema que quase ninguem fala...
Interessante os dados lidos...Eu tb nao sou de acompanhar os sites das novelas hj em dia, mas acredito que se pode firmar uma bela parceria entre ambas as midias

Parabens!