sábado, 30 de outubro de 2010










UNHAS DE NOVELA

Os salões de beleza se rendem aos esmaltes das recentes tramas globais.

Por Aline Reis

Faltam vidrinhos para atender a crescente demanda de esmaltes no mercado brasileiro de cosméticos. A estimativa é que mais de 180 milhões de unidades sejam vendidas durante o ano, sem contar as compras internacionais. E a procura pelos esmaltes das personagens das novelas reflete o comportamento das consumidoras.

Na CAT, Central de Atendimento ao Telespectador, da Rede Globo, é possível perguntar praticamente tudo sobre o figurino das novelas, roupas utilizadas por apresentadores, etc. Quase tudo porque, muitas vezes, alguns acessórios são do acervo pessoal e a atriz/apresentadora se reserva o direito de guardar segredo sobre onde compra suas roupas, a marca do seu esmalte ou da sua tinta de cabelo.

Voltando aos vidrinhos, eles hoje são um dos itens mais pedidos na CAT, e mostram que a busca não é só pelas cores das mocinhas. O item mais pedido até o mês de setembro pertencia a então trama das 6, Escrito nas Estrelas, e não era o usado por Viviane (Nathalia Dill), Beatriz (Débora Falabella) Suely (Giovanna Ewbank) ou Mariana (Carol Castro). Jandira Martini, aos 65 anos, ostentava o título de campeã com o Roxo Metálico, da linha Artística da Colorama, usado por sua Madame Gilda.




















Depois de passar por uma transformação no visual, as unhas de Viviane estavam esmaltadas com Audrey, da coleção Divas, da Impala. Da mesma coleção, Sofia (Zezé Polessa) usava o Jackie. Beatriz, como toda patricinha antenada com as últimas tendências, começou a novela usando um clássico, Ametista, da Colorama, para depois se render a moda dos esmaltes foscos, com o Pedra Granada, da coleção Jóias Místicas da Risqué, lançado na última coleção outono-inverno. Mariana (Carol Castro) usava o importado Cool Vibe, da marca norte americana Milani, que possui um similar nacional usado em outra novela. O curioso é que foi a própria Carol quem sugeriu o esmalte, que é seu, para a personagem. O tom é um rosa da mesma família do Rosa Pink usado por Suely. Também podemos destacar o Coral Chic usado por Luciana (Manuela do Monte), uma cor que sempre faz sucesso no verão e o Black que aparecia nas unhas enormes de Vanessa (Marina Ruy Barbosa), ambos da Colorama.




















No horário das 7, Ti-ti-ti foca o mundo da moda, então nada mais natural que uma coleção de esmaltes lançada especialmente para a novela. São 12 cores, Marta, Rebeca, Amanda, Marcela, Valquíria, Thaísa, Help, Mabi, Camila, Desirée, Jaqueline e Luisa, lançadas pela Hits Speciallità, uma das marcas mais cobiçadas pelas consumidoras. Em vários capítulos é possível identificar as cores nas unhas das atrizes. Mas, como as mulheres da vida real, as personagens às vezes aparecem com um esmaltinho diferente. Thaísa (Fernanda Souza) em sua fase rebelde trocou o cinza claro que leva seu nome por um vermelho. E as personagens sem que não ganharam esmaltes com seu nome nem por isso deixam de aparecer com belas unhas. Já no primeiro capítulo, Suzana (Malu Mader) aparecia com Licor, da Risqué.



















Como não poderia deixar de ser, os esmaltes de Passione também são copiados pelas telespectadoras. Como nas outras novelas, as cores utilizadas são escolhidas com base no perfil da personagem. Dessa maneira, Clara (Mariana Ximenez), por exemplo, intercala dois esmaltes, Renda Charmosa e Penélope Charmosa. O primeiro, clarinho, foi usado quando estava trabalhando como enfermeira e em alguns momentos na Itália. O segundo, que é o gêmeo separado no nascimento do Cool Vibe usado na novela das seis, é usado em momentos de sedução. Lorena (Tammy Di Calafiori) e Fátima (Bianca Bin) seguem tendências internacionais. A ex de Agnello usa o Rio de Janeiro, da Balb Lacquer. A marca não é encontrada com facilidade e um bom substituto é o Citrino Nude, Risqué. Já a filha de Felícia (Larissa Maciel) usa o verde Menta, da Risqué. Também da Balb Lacquer é o lilás usado por Stella (Maitê Proença), Passion. Similares a ele encontramos o Záz, da Impala e o 146, da Hits. As duas esposas de Berillo (Bruno Gagliasso) desfilam com unhas vibrantes. Jéssica (Gabriela Duarte) vai de Rosa Pitanga, da Risqué, um tom metálico que combina com seu jeito patricinha de ser. Agostina (Leandra Leal) mostra que não fica atrás no quesito esmalte e usa o Pipa, da Impala. Um dos grandes destaques da novela das 8 é a francesinha invertida usada por Melina (Mayana Moura), que consiste numa meia lua sem esmalte no sentido contrário ao da tradicional francesinha.





















As novelas, inúmeras vezes, servem de inspiração para quem as assiste. Lançam moda, apresentam tendências e ressuscitam estilos. Com os esmaltes, não poderia ser diferente.
.
.

4 comentários:

Anônimo disse...

Mulher repara em cada coisa! rs. Mas, olhando as fotos, dá pra ver o quão minucioso é o trabalho do pessoal que cuida do estilo dos atores. O Gui comentou agora pouco e é verdade: os esmaltes possuem o perfil das personagens!

Telinha VIP disse...

Eu não sabia que os esmaltes eram tão requisitados assim. Nunca acessei nada referente aos produtos da Globo. Matéria bem pertinente! Adorei!

Guilherme Staush disse...

Obrigado pela matéria, Aline!
É ótimo ver no blog uma matéria diferente das que costumam ser colocadas aqui!
Eu jamais imaginava que existissem esmaltes com nomes das peronagens, e que fizessem tanto sucesso.

Line disse...

Eu é que agradeço pela oportunidade!
A revista ficou muito linda, fico orgulhosa de ter participado.